Sumários

A construção da fronteira ibero-americana e a globalização. Os tratados de limites e o estabelecimento de áreas de soberania entre a América portuguesa e a espanhola

27 Novembro 2023, 11:00 Ângela Vieira Domingues


O conceito de fronteira em debate na historiografia. A fronteira ibérica: portugueses e espanhóis, com semelhanças linguísticas, religiosas, civilizacionais; dois povos que são vizinhos no reino, no Golfo da Guiné, nas Molucas. O caso ibero-americano: o vice-reinado do Peru e o Brasil do litoral. Contactos informais de fronteira: contrabando e comércio legal e ilegal. Os tratados e as negociações diplomáticas e geoestratégicas: Tordesilhas (1494), de Madrid (1750), do Pardo (1761), Preliminar de Santo Ildefonso (1777). A fronteira sul americana: uma fronteira viva, dinâmica, em movimento; as bandeiras e os contactos informais de fronteira; afinidades civilizacionais entre portugueses e espanhóis e interesses comerciais.

A França Antárctica: um projeto de colonização francês para a baía da Guanabara.

22 Novembro 2023, 11:00 Ângela Vieira Domingues


O projeto da França Antárctica e Nicolas Durand de Villegagnon. A fundação da cidade do Rio de Janeiro por Mem de Sá. A confederação dos Tamoio. 

A substituição dos "negros da terra" pelos "negros da Guiné". As rotas do tráfico. A escravidão de indígenas e africanos

20 Novembro 2023, 11:00 Ângela Vieira Domingues


Escravos africanos no Brasil e a complementaridade económica que se estabelece entre o Brasil produtor de açúcar e a costa ocidental e centro-oeste africana e os locais de embarque da mão de-obra escrava africana. 

Entrega e correção do primeiro teste. Visionamento do documentário Povos indígenas: conhecer para preservar

15 Novembro 2023, 11:00 Ângela Vieira Domingues


Entrega e correção do primeiro teste. Visionamento do documentário Povos indígenas: conhecer para preservar

Os indígenas brasileiros: dos contactos iniciais à utilização de mão-de-obra indígena

13 Novembro 2023, 11:00 Ângela Vieira Domingues


A noção da diversidade dos grupos étnicos no litoral brasileiro. A transformação das relações de poder entre índios e luso-brasileiros com a implantação das capitanias e com a introdução da cana-de-açúcar. Os índios como mão-de-obra escrava e escravizada. A organização dos aldeamentos, divisão social e sexual do trabalho. Principais ou lideranças e pajés ou shamans: as suas funções nestas sociedades. As aldeias e as lideranças indígenas. A importância da guerra e os seus motivos: rivalidades entre aldeias, a vingança; os antepassados e o seu culto nos rituais antropofágicos. Antropofagia, guerra de extermínio e resgates.