Apresentação dos docentes e da unidade curricular; comentário do programa, da bibliografia geral e dos critérios de avaliação. Introdução.
28 Janeiro 2019, 18:00 • José Damião Rodrigues
Apresentação dos docentes e da unidade curricular; comentário do programa, da bibliografia geral e dos critérios de avaliação.
INTRODUÇÃO.
1. 1. A reflexão contemporânea sobre a História do Brasil: uma breve introdução.
Os debates contemporâneos na historiografia brasileira; centros e periferias.
1. 2. O debate sobre as heranças coloniais.
Constrangimentos ecológicos e heranças coloniais na construção do Brasil contemporâneo. O Brasil no quadro geopolítico e cultural das Américas.
Bibliografia:
BETHELL, Leslie, "Brazil and ‘Latin America’", Journal of Latin American Studies, Cambridge, 42, 2010, pp. 457-485.
LYNCH, Christian Edward Cyril, "Por Que Pensamento e Não Teoria? A Imaginação Político-Social Brasileira e o Fantasma da Condição Periférica (1880-1970)", DADOS – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, vol. 56, n.º 4, 2013, pp. 727-767;
NICODEMO, Thiago Lima, "Os planos de historicidade na interpretação do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda", História da historiografia, Ouro Preto, n.º 14, 2014, pp. 44-61.