Sumários
Os «agones» gregos e os «ludi» romanos como expressão de religiosidade.
18 Março 2021, 08:00 • Nuno Simões Rodrigues
Os «agones» gregos e os «ludi» romanos como expressão de religiosidade.
Alexandre-o-Grande. A estética helenística.
16 Março 2021, 14:00 • Ana Maria dos Santos Lóio
A expansão de Alexandre-o-Grande.
O museu de Alexandria. A relevância do trabalho de preservação do passado feito na biblioteca.
Uma nova estética no período helenístico: princípios (interesse no quotidiano, na captação do instante; realismo; preferência pela forma breve, erudição). Exemplos da escultura e da literatura (a "velha bêbeda", a "mulher que vai ao mercado", o rapaz e o ganso, o rapaz que tira o pico do pé, Laocoonte, o lutador de boxe; a Hécale de Calímaco, os Idílios de Teócrito).
Maria Helena da Rocha Pereira, "A Época Helenística", Estudos de História a Cultura Clássica. vol. I: Cultura Grega, FCG, Lisboa, 2003 (9ª ed.), 529-532, 543-559.
S. Hornblower e A. Spawforth (ed.), The Oxford Classical Dictionary, Oxford University Press, Oxford, 1996 (3ªed.), entradas:
- Greece (prehistory and history) - Hellenistic period, pp. 652-653
- Alexander (3) III ('The Great'), pp. 57-59
Estética helenística/ alexandrina:
Maria Helena da Rocha Pereira, "4. Período helenístico", Estudos de História da Cultura Clássica, vol. I: Cultura Grega, FCG, Lisboa, 2003 (9ª ed.), 612-18
F. Lourenço, “Calímaco, Apolónio, Teócrito: A Poesia Moderna”, Grécia Revisitada, Cotovia, Lisboa, 2004, 69-75
Religiosidade popular e piedade popular entre os Gregos. O culto dos mortos.
16 Março 2021, 09:30 • Nuno Simões Rodrigues
Religiosidade popular e piedade popular entre os Gregos. O culto dos mortos.
As Troianas de Eurípides.
12 Março 2021, 15:30 • Ana Maria dos Santos Lóio
Breve apresentação da figura de Eurípides. O contexto em que a peça
As Troianas foi produzida: as guerras do Peloponeso. Trilogia em que se integram As
Troianas. O tema do pós-guerra; a perspectiva das vítimas.
BIBLIOGRAFIA (recomendada para o trabalho):
ROCHA PEREIRA, Mª. Helena, Eurípides: As Troianas, Lisboa: Edições 70, 2014.
CROALLY, N. T., Euripidean Polemic: The Trojan Women and the Function of Tragedy, Cambridge/New York: Cambridge University Press 1994.
GOFF, B., Euripides: Trojan Women, London: Duckworth, 2009.
HALL, E, “Introduction”, in J. Morwood, Euripides: The Trojan Women and Other Plays, Oxford: Oxford University Press, 2017.
RABINOWITZ, N. S., “Trojan Women”, in Laura K. McClure (ed.), A Companion to Euripides, 2016, 199-213.
WILMER, “Women in Greek Tragedy Today: A Reappraisal”, Theatre Research International 32 (2007), 106-118.
As Troianas de Eurípides.
12 Março 2021, 14:00 • Ana Maria dos Santos Lóio
Breve apresentação da figura de Eurípides. O contexto em que a peça
As Troianas foi produzida: as guerras do Peloponeso. Trilogia em que se integram As
Troianas. O tema do pós-guerra; a perspectiva das vítimas.
BIBLIOGRAFIA (recomendada para o trabalho):
ROCHA PEREIRA, Mª. Helena, Eurípides: As Troianas, Lisboa: Edições 70, 2014.
CROALLY, N. T., Euripidean Polemic: The Trojan Women and the Function of Tragedy, Cambridge/New York: Cambridge University Press 1994.
GOFF, B., Euripides: Trojan Women, London: Duckworth, 2009.
HALL, E, “Introduction”, in J. Morwood, Euripides: The Trojan Women and Other Plays, Oxford: Oxford University Press, 2017.
RABINOWITZ, N. S., “Trojan Women”, in Laura K. McClure (ed.), A Companion to Euripides, 2016, 199-213.
WILMER, “Women in Greek Tragedy Today: A Reappraisal”, Theatre Research International 32 (2007), 106-118.