Sumários

Continuação do estudo do Saeculum Augustum.

9 Abril 2019, 16:00 Ana Maria dos Santos Lóio

Vergílio, Eneida, e o simbolismo de alguns monumentos da Roma de Augusto.

O passeio de Eneias e Evandro no livro VIII da Eneida: o contraste entre o primitivo local de Roma e a Roma de Augusto; notas dissonantes no discurso de Evandro (o contraste entre a simplicidade primitiva e a sofisticação augustana; os conselhos de Evandro a Eneias e sua leitura na Roma de Augusto).

A arquitectura de Roma. Elementos “dissonantes” na Ara Pacis (Altar da Paz). Os fóruns de César e de Augusto: programa simbólico.

A “divinização” de Augusto: prefigurações de Augusto na Eneida (síntese da aula anterior); o sidus iulium ("astro Júlio") em moedas e como última metamorfose das Metamorfoses de Ovídio; Júlio César divinizado e Apolo apoiando Octaviano/ Augusto na batalha de Áccio em Propércio 4.6); os mitos da fundação de Roma (e sua presença simbólica nos fóruns de Júlio César e de Augusto). 


BIBLIOGRAFIA

OCD: Augustus, Vergil.

ALBERTO, P., “O simbólico na construção da imagem e do programa ideológico de Augusto: os mitos da fundação da cidade”, Agora 6, 2004 (disponível on line).

GALINSKY, K., “The altar of Augustan Peace”, “The forum of Augustus”, Augustan Culture, Princeton/ New Jersey: Princeton University Press, 141-155, 197-213 (CONSULTA).

 


Vergílio e a mimese homérica.

9 Abril 2019, 08:00 Nuno Simões Rodrigues

Vergílio e a mimese homérica.


Continuação do estudo do "saeculum Augustum".

5 Abril 2019, 16:00 Ana Maria dos Santos Lóio

Vergílio, Eneida, e o simbolismo de alguns monumentos da Roma de Augusto.

Início do estudo da Eneida: breve apresentação da figura de Vergílio; a Eneida na confluência de diversas tradições épicas; a Eneida como épica etiológica; a Eneida nas tradições épicas homérica, helenística e romana.

A ida ao “outro mundo”: a geografia do “outro mundo”, a figura de Caronte, os monstros.

O encontro de Eneias e Anquises no livro VI da Eneida: a caracterização de Augusto no desfile dos heróis, o mito da idade de ouro; a identificação da missão dos romanos; leitura do final da Eneida (confronto Eneias/ Turno) à luz das palavras de Anquises. 


BIBLIOGRAFIA

OCD: Augustus, Vergil, 

ALBERTO, P., “O simbólico na construção da imagem e do programa ideológico de Augusto: os mitos da fundação da cidade”, Agora 6, 2004 (disponível on line).

GALINSKY, K., “The altar of Augustan Peace”, “The forum of Augustus”, Augustan Culture, Princeton/ New Jersey: Princeton University Press, 141-155, 197-213 (CONSULTA)


Características da epopeia. Os casos da Ilíada e da Odisseia.

5 Abril 2019, 08:00 Nuno Simões Rodrigues

Características da epopeia. Os casos da Ilíada e da Odisseia.


Terceiro ensaio a entregar até 5 de Maio de 2019, pelo endereço: trabalhos.antiguidadeclassica@hotmail.com
«O Satyricon, paródia da Odisseia?»


Conclusão do estudo do "século dos Cipiões". Início do estudo do "saeculum Augustum".

2 Abril 2019, 16:00 Ana Maria dos Santos Lóio

O tratado de Cícero Sobre a República (De Re Publica): o "sonho de Cipião": a geração dos republicanos elogiada por Cícero, os valores defendidos, a recompensa post mortem do "político".

Início do estudo do Saeculum Augustum: a figura de Ovídio; Píramo e Tisbe (Metamorfoses), inspiração de Romeu e Julieta de Shakespear. 

Entrega e correcção do primeiro exercício escrito de avaliação. 


Textos:

Cícero, O sonho de Cipião (Romana).

Ovídio, Metamorfoses (tradução P. Alberto, Cotovia, 2006).

 

BIBLIOGRAFIA

OCD: Ovid.

ROCHA PEREIRA, EHCC II, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 19902, 35-44 (esboço histórico), 50-54 (círculo dos Cipiões), 115-124 (Cícero), 142-154 (Cícero, Sobre a República).