A "villa" dos papiros de Herculano (continuação).

16 Abril 2019, 16:00 Ana Maria dos Santos Lóio

Apresentação breve das principais correntes filosóficas antigas e da sua recepção e estudo em Roma. Os contactos entre Roma e a filosofia grega, entre a hostilidade e o fascínio. O papel de Cícero como divulgador da filosofia grega em Roma. 

A figura de Filodemo, filósofo epicurista. O epicurismo em latim: as figuras de Lucrécio e Horácio. Breve comentário de excerto de Lucrécio, Acerca da natureza das coisas, Horácio, Odes 1.11 (‘carpe diem’) e instâncias de recepção em Ricardo Reis. 

Bibliotecas em Roma. Suportes de escrita: visualização de frescos de Pompeios e Herculano. A transmissão dos textos: papiros, códices, códices iluminados, códices com marginalia (anotações marginais): visualização de representações em frescos e baixos-relevos, visualização de códices de autores estudados em aula (Vergílio, Tito Lívio). 


BIBLIOGRAFIA

OCD: Books, Greek and Roman; Herculaneum.

Rocha Pereria, Maria Helena, "A filosofia", EHCC II, FCG: Lisboa, 20039, 103-123

Rocha Pereira, Maria Helena, "Cícero. A formação filosófica; Plano de criação de uma filosofia romana; A questão da originalidade", EHCC II, FCG: Lisboa, 20039, 125-137

Rocha Pereira, Maria Helena, “O Epicurismo. Lucrécio”, EHCC II, FCG: Lisboa, 20039, 111-124

Mattusch, C., The Villa dei Papiri at Herculaneum. Life and Afterlife of a Sculpture Collection, Los Angeles: The J. Paul Getty Museum, 2005 (CONSULTA, selecção; PDF Drive)