Para uma ética da glória e da virtude. Ilíada, 1-5

1 Março 2016, 12:00 Abel Pena

O conflito épico Aquiles/Agamémnon. Briseida e Criseida: origens, estatuto,geras, etnonímia e patronímia. Crises e os apoina. Crises, Apolo e a epizootia. Características e epítetos de Apolo. Questões sobre a construção do herói homérico. O herói épico e a sociedade homérica. Estatuto de Aquiles e de Agamémnon (wanax). O ideal do herói homérico. Os códigos épico-sociais: psógos, doxa, aidôs, epainos. Para uma ética da glória (kléos) da memória (mnemósyne) e da excelência (arete). Comentário sobre o desfecho do canto I: contraste entre mundo divino e humana; Apolo, a lira, o canto e as Musas. O banquete dos deuses.o final em happy ending. A invocação às Musas da memória (II, 482). Homero, um poeta escrupuloso. O catálogo das naus. Referência temporal (II,134...)- O canto III e o começo das aristeias épicas. Duelo singular entre Menelau e Páris-Alexandre. A guerra como espectáculo. Taltíbio, o arauto. Sobre os arautos na sociedade homérica. Os médicos de guerra: iatroi. Os Asclepíades. Homero e a medicina ocidental. Focalização de Diomedes no canto V. Características deste herói. Diomedes e Eneias. Diomedes e Afrodite.



Próximas leituras:
Ilíada: cantos 6 a 18