Virgílio, Eneida, I-IV

13 Maio 2016, 12:00 Abel Pena

Estrutura do poema virgiliano. O modelo homérico e a narrativa in medias res. A chegada à Sicília. Oponentes e adjuvantes dos troianos. Chegada a Cartago. Eneias e o fides Achates e a arte de explorar a geografia da região do Norte de África. Teomorfose e antropomorfose de Vénus: 'parfum de femme' como forma de reconhecimento sensorial. Visita a Cartago. O templo de Juno Encontro com Dido. Os presentes de hospitalidade. A paixão de Dido. O canto de Iopas, o aedo: mito e poesia. A grande analepse de Eneias (II-III). Mapa da viagem e comentário as principais episódios: o cavalo de Tróia, o castigo de Laocoonte. A estátua de  Laocoonte como obra-prima da arte helenística. A queda de Tróia e suas manifestações artísticas ao longo dos tempos. A fuga Eneias: o Pius Aeneas. De Tróia a Drépano e a morte de Anquises. A centralidade do canto IV: os amores de Dido e Eneias. Idílio e tragédia. Da maldição de Dido às guerras púnicas. Pervivências do episódio na arte. Audição de Dido e Eneias de Henry Purcel. O canto V e os jogos fúnebres em honra de Anquises. Eneias, herói prófugo e fundador de cidades. As mulheres incendiárias. Forte presença e simbolismo do elemento maravilhoso