Odisseia

6 Março 2018, 16:00 Rui Carlos Fonseca

A Odisseia e as errâncias de Ulisses (canto 5-12).

O proémio e o carácter ético da Odisseia.

A técnica in medias res, a estrutura em anel, a estrutura paralelística.

As aventuras de Ulisses de Tróia a Ítaca: os Cícones, os Lotófagos, o Ciclope (canto 9), Éolo e o saco dos ventos, os Lestrígones, Circe (canto 10); a Catábase (canto 11); as Sereias, Cila e Caríbdis, o Gado do Sol (canto 12).

Os temas dos episódios das errâncias: a guerra, o fantástico, a retenção, a memória e o esquecimento, a insensatez, a hybris, a fuga, a transgressão.

Bibliografia

Citati, Pietro, Ulisses e a Odisseia: A Mente Colorida (tradução de Maria Jorge Vilar de Figueiredo), Lisboa, Cotovia, 2005.

Dalby, Andrew, «The Iliad, The Odyssey and their Audiences», The Classical Quarterly, Vol. 45, N.º 2, 1995, pp. 269-279.

Graziosi, Barbara, and Johannes Haubold, Homer: The Resonance of Epic, London, Duckworth, 2005.

Louden, Bruce, The Odyssey: Structure, Narration, and Meaning, Baltimore, Johns Hopkins University Press, 1999.

Marinatos, Nanno, «The Cosmic Journey of Odysseus», Numen, Vol. 48, N.º 4, 2001, pp. 381-416.

Reece, Steve, The Stranger’s Welcome, Ann Arbor, The University of Michigan Press, 1993.

Rocha Pereira, Maria Helena da, «A Odisseia», in Estudos da História da Cultura Clássica. I Cultura Grega, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2003, pp. 87-100.