Sumários
Caracterização do fenómeno religioso na Mesopotâmia e no Egipto
12 Fevereiro 2025, 12:30 • Maria de Fátima Castanheira da Silva Rosa
Caracterização do fenómeno
religioso na Mesopotâmia e no Egipto:
- O elemento numinoso;
- O carácter social;
- O politeísmo;
- A transcendência;
- A noção centrífuga;
- A representação do divino;
- A mitologia;
- A teologia.
Apresentação.
11 Fevereiro 2025, 09:30 • Nuno Simões Rodrigues
Apresentação do programa da cadeira, métodos e bibliografia essencial.
Apresentação dos conteúdos programáticos e dos métodos de avaliação
10 Fevereiro 2025, 12:30 • Maria de Fátima Castanheira da Silva Rosa
HISTÓRIA
DAS CULTURAS DO MEDITERRÂNEO ANTIGO (TP2)
História
das Culturas da Antiguidade Pré-Clássica
História
das Culturas da Antiguidade Clássica
§ Objectivos da disciplina
o
entender a importância do
legado das civilizações pré-clássicas para a cultura e a religião das
civilizações posteriores, bem como para a matriz judaico-cristã;
o
ser capaz de identificar os
principais traços do pensamento metafísico e religioso do Egipto, da
Mesopotâmia e de Israel;
o
reconhecer os processos
sincréticos que se operam dentro das civilizações pré-clássicas e os pontos de
contacto entre as diferentes culturas da Antiguidade;
o
adquirir ferramentas que
permitam a leitura, análise e interpretação das fontes históricas, nomeadamente
literárias, e entender os processos hermenêuticos;
o
desenvolver capacidades de
exposição oral e escrita.
§
Programa
1. Aspectos das
religiões do Próximo Oriente Antigo:
1.1.
Os fundamentos da religião egípcia e mesopotâmica;
1.2.
O mito e o rito: definição e conceitos.
2. A visão
cosmogónica:
2.1.
A literatura suméria;
2.2. A epopeia de criação
babilónica;
2.3. O mito de Heliópolis;
2.4. A teologia menfita.
3.
A criação da humanidade e a concepção da morte:
3.1.
As antropogonias na Mesopotâmia, no Egipto e no Livro de Génesis;
3.2.
O mito do dilúvio e a ideia de fim (Mesopotâmia, Egipto e AT);
3.3.
As visões do infra-mundo e as concepções do Além;
4. As tendências henoteístas e
monoteístas no Egipto e em Israel.
5. As epopeias e as
narrativas de herói:
3.1.
A ideologia real: o sagrado
e o divino;
3.2.
A epopeia de Gilgameš
3.3.
O conto de Sinuhé
6. Os
anais, as crónicas e as inscrições reais (na Babilónia, na Assíria, no Egipto e
no Hatti).
§ Métodos de avaliação
Existem três elementos de
avaliação:
Dois elementos
escritos, duas frequências presenciais e sem consulta, com perguntas de
interpretação e desenvolvimento. Cada um
destes elementos de avaliação tem um peso de 45 % na avaliação final.
A primeira
frequência incidirá sobe a Epopeia de Criação Babilónica (enūma eliš) e
sobre a Pedra de Chabaka (teologia menfita).
A segunda
frequência incidirá sobre a Epopeia de Gilgameš e o Conto de Sinuhe.
Assiduidade: o
aluno deve assistir presencialmente a todas as sessões, tendo a assistência às
aulas um peso de 10% na avaliação final.
§ Datas
Data da primeira frequência: 21 de Abril de 2025
Data da segunda frequência: 28 de Maio de 2025
Contacto da docente para marcação de reuniões e
esclarecimento de dúvidas
Maria de Fátima Rosa, mfcr@edu.ulisboa.pt
Indicações
bibliográficas
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Yale University.
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