Sumários
27 Janeiro 2021, 17:00
•
Maria de Fátima Castanheira da Silva Rosa
Caracterização do
fenómeno religioso na Mesopotâmia e no Egipto:
- O politeísmo;
- O antropomorfismo;
- A noção centrífuga;
- O processo cumulativo;
- A imanência e a transcendência;
- A representação religiosa;
- As teologias;
- Um verdadeiro sistema : podemos falar em religião ou devemos falar em religiões?
Início do estudo de alguns
conceitos importantes:
- O conceito de maat no antigo Egipto
27 Janeiro 2021, 15:30
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Maria de Fátima Castanheira da Silva Rosa
Caracterização do
fenómeno religioso na Mesopotâmia e no Egipto:
- O politeísmo;
- O antropomorfismo;
- A noção centrífuga;
- O processo cumulativo;
- A imanência e a transcendência;
- A representação religiosa;
- As teologias;
- Um verdadeiro sistema : podemos falar em religião ou devemos falar em religiões?
Início do estudo de alguns
conceitos importantes:
- O conceito de maat no antigo Egipto
27 Janeiro 2021, 14:00
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Maria de Fátima Castanheira da Silva Rosa
Caracterização do
fenómeno religioso na Mesopotâmia e no Egipto:
- O politeísmo;
- O antropomorfismo;
- A noção centrífuga;
- O processo cumulativo;
- A imanência e a transcendência;
- A representação religiosa;
- As teologias;
- Um verdadeiro sistema : podemos falar em religião ou devemos falar em religiões?
Início do estudo de alguns
conceitos importantes:
- O conceito de maat no antigo Egipto
26 Janeiro 2021, 17:00
•
Maria de Fátima Castanheira da Silva Rosa
Apresentação da disciplina e do modelo de avaliação.
Objectivos gerais:
1) entender a importância do legado das civilizações pré-clássicas para a cultura e a religião das civilizações posteriores, bem como para a matriz judaico-cristã;
2) ser capaz de identificar os principais traços do pensamento metafísico e religioso do Egipto, da Mesopotâmia e de Israel;
3) reconhecer os processos sincréticos que se operam dentro das civilizações pré-clássicas e os pontos de contacto entre as diferentes culturas da Antiguidade;
4) adquirir ferramentas que permitam a leitura, análise e interpretação das fontes históricas, nomeadamente literárias, e entender os processos hermenêuticos;
5) desenvolver capacidades de exposição oral e escrita.
Métodos de avaliação:
Realização de dois testes presenciais (com ou sem consulta), com perguntas de interpretação e de desenvolvimento.
Cada um dos elementos de avaliação terá uma percentagem de 50 %.
Datas da realização das frequências:
1ª frequência -
24 de Março (todos os turnos)
2ª frequência -
7 de Maio (turno B) e
12 de Maio (turno A)
26 Janeiro 2021, 15:30
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Maria de Fátima Castanheira da Silva Rosa
Apresentação da disciplina e do modelo de avaliação.
Objectivos gerais:
1) entender a importância do legado das civilizações pré-clássicas para a cultura e a religião das civilizações posteriores, bem como para a matriz judaico-cristã;
2) ser capaz de identificar os principais traços do pensamento metafísico e religioso do Egipto, da Mesopotâmia e de Israel;
3) reconhecer os processos sincréticos que se operam dentro das civilizações pré-clássicas e os pontos de contacto entre as diferentes culturas da Antiguidade;
4) adquirir ferramentas que permitam a leitura, análise e interpretação das fontes históricas, nomeadamente literárias, e entender os processos hermenêuticos;
5) desenvolver capacidades de exposição oral e escrita.
Métodos de avaliação:
Realização de dois testes presenciais (com ou sem consulta), com perguntas de interpretação e de desenvolvimento.
Cada um dos elementos de avaliação terá uma percentagem de 50 %.
Datas da realização das frequências:
1ª frequência -
24 de Março (todos os turnos)
2ª frequência -
12 de Maio