Sumários
Tópicos solares na cultura egípcia.
15 Maio 2018, 18:00 • Nuno Simões Rodrigues
O ciclo solar como mecanismo estruturante do cosmos egípcio. A noção de Duat e a identificação do morto com o deus solar criador heliopolitano na literatura funerária: o inimigo Apep como personificação do caos e o renascimento do morto como "saída à luz".Caracterização da tradição cosmogónica de Mênfis: o criador Ptah Tatenen e o modelo de criação pela palavra.
Leitura, análise e interpretação de excertos de fontes: Papiro Bremner Rhind - A criação - A e B, Textos dos Sarcófagos - Fórmula 336, Pedra de Chabaka (Teologia Menfita) e Hinos a Ptah (Papiro Harris I e Papiro de Berlim 3048).
A poesia lírica do antigo Egito
14 Maio 2018, 08:00 • Luís Manuel de Araújo
A literatura egípcia e a literatura hebraica: pontos de contacto.
A lírica no Egito: leitura e análise de poemas líricos do antigo Egito.
O lirismo literário e as imagens erotizantes da arte figurativa.
Identificação das principais fontes para o estudo das tradições cosmogónicas do antigo Egipto.
11 Maio 2018, 18:00 • Nuno Simões Rodrigues
Identificação das principais fontes para o estudo das tradições cosmogónicas do antigo Egipto. O cosmos egípcio e a ordem de maet.
Caracterização da tradição cosmogónica de Heliópolis: o criador solar Atum e o modelo de criação orgânico.
A Enéade e o desenvolvimento hierogâmico da genealogia real (Rei como Hórus).
Leitura, análise e interpretação de fontes: Textos das Pirâmides (adaptação de L.Araújo), Textos dos Sarcófagos - Fórmula 1130, Papiro Bremner Rhind - A criação - A.
Colaboração da Doutora Ana Catarina Apolinário de Almeida.
Entrega de testes de avaliação
10 Maio 2018, 08:00 • Luís Manuel de Araújo
Entrega dos testes de avaliação.
Correção dos testes e divulgação das classificações.
Comentários sobre o trabalho realizado.
Reinício das aulas.
8 Maio 2018, 18:00 • Nuno Simões Rodrigues
Apresentação da planificação, calendarização e avaliação previstas até ao final do semestre. Introdução aos conceitos e métodos básicos da história das culturas pré-clássicas. Discussão dos principais tópicos de criação nos espaços culturais do Antigo Egipto, Mesopotâmia e Israel, a partir da definição genérica de cosmologias e cosmografias: caracterização do caos primordial e da noção de ordem. Compreensão da natureza e função dos textos cosmogónicos como fonte de autoridade e de sentido: etiologias, ritualização, realeza divina.Avaliação: Ficha de análise de objecto museológico (15%) - entrega a 1 de Junho 2018; Exercício escrito individual presencial (45%) - 5 de Junho de 2018; Trabalho escrito (30%) - entrega a 11 de Junho de 2018; Participação em aula (10%).
Colaboração da Doutora Ana Catarina Apolinário de Almeida.