A morte de Vergílio? Educação e cultura entre a Itália ostrogoda e a Hispânia visigoda.

21 Fevereiro 2022, 11:00 Rodrigo Furtado

1.     Cultura e Antiguidade tardia.

a.      As bases de uma cultura de segunda mão: manuais, breviários e comentários. Por que razão se perdem livros?

 

2.     E depois do Império : a multiplicidade de caminhos.

a.      A ‘inutilidade’ da cultura : em termos estritamente políticos; para a salvação.

b.     A ‘utilidade’ da cultura : a administração e as leis. O papel da Igreja: os especialistas – na escola; na administração ; na interpretação das Escrituras.

c.      Uma escola que não está ao serviço da polis antiga ou da ciuitas; uma educação que não serve como elemento de promoção ou emulação social. Para que serve a educação: ler; interpetar; ensinar; administrar.

d.     O triunfo de uma visão enciclopédica da cultura clássica, de segunda mão, baseada em manuais e em repertórios de exemplos.

 

3.     A colaboração com os novos reinos (s. V-VI): OSTROGODOS

3.1   Boécio (ca. 480-524).

3.1.1        Conhecedor da filosofia clássica: comentários a Aristóteles, Porfírio, neoplatonismo, Agostinho. Sabia Grego; plano de traduzir toda a obra de Platão e Aristóteles.

3.1.2        Consolatio Philosophiae: Cristianismo + Literatura + Filosofia.

 

3.2   Cassiodoro (ca. 485-ca. 585).

3.2.1        Filho de um Prefeito do Pretório para a Itália.

3.2.2        Vários cargos da administração de Teodorico. Prefeito do Pretório (533-536). As Variae: cartas públicas e privadas (507-537): mostrar que o reino ostrogodo era imperial na sua prática: desejado por Deus. O modelo do ‘Romano colaborador’.

3.2.3        O Vivarium: um mosteiro para as letras no sul de Itália (Squilace). A importância da biblioteca.

3.3   Gregório Magno (ca. 540-604). CONSTANTINOPLA/LOMBARDOS

3.3.1        Senador; patricius; prefeito da Cidade com 33 anos; monge; diácono; todas as irmãs fazem votos;

3.3.2        Embaixador em Constantinopla (579-585/6);

3.3.3        Papa (590-604): representa o imperador em Itália

3.3.4        Enorme influência na vida espiritual: Regula pastoralis (sobre os bispos); Dialogi (sobre o monaquismo);

 

4.     Isidoro de Sevilha (ca. 560-636).

4.1   Família de hispano-romanos de Cartagena. Uma família de religiosos: Leandro de Sevilha, Fulgêncio de Écija, Florentina.

 

5.     Cultura e Funcionalidade social.

5.1   formação escolar;

5.2   preservação do saber suficiente;

le dessein de cette oeuvre [d’Isidore] est de répondre aux exigences premières d’une culture religieuse fondée sur une instruction intellectuelle et théologique, mais aussi et d’abord morale et spirituelle’ (Fontaine, 1986 : 132).

 

6      Obra:

6.1   As Etymologiae ou Origenes (615-636).

6.1.1        Compêndio do saber;

6.1.2        Livros 1-5: artes liberais (trívio e quadrívio) – gramática, retórica, dialéctica, matemática, geometria, astronomia, música + medicina, direito;

6.1.3        Livros 6-8: Antigo e Novo Testamento, sobre Deus e os cargos da Igreja, sobre as heresias e as religiosidade pagã;

6.1.4        Livro 9: línguas, os povos, as relações de parentesco;

6.1.5        Livro 10: dicionário;

6.1.6        Livros 11-20: os animais, a geografia e fenómenos celestes, as construções e edifícios, minerais e metais, a guerra e os espectáculos, a navegação e vestuário, utensílios domésticos e agrícolas;

6.1.7        Fontes: autores cristãos (Agostinho, Jerónimo, Ambrósio, Cassiodoro); autores de escola da Antiguidade Tardia (Sérvio e outros comentadores, Donato e outros gramáticos, Lactâncio Plácido, Nónio Marcelo, Solino, Marciano Capela).

 

7      Os Auctores clássicos:

7.1   Abundância de citações e remissões para os autores clássicos: Varrão, Cícero, Salústio, Énio, Vergílio, Estácio, Séneca.

7.2   CONTUDO: acesso à cultura clássica em segunda mão: en el mejor de los casos, los autores paganos eran consultados, no leídos; o dicho con otras palabras, se podía llegar a ellos a través de pequeñas citas, antologías o resúmenes. La gran mayoría de los hombres cultos nunca habían abordado una obra de esta clase para leerla de la primera a la última línea’ (Díaz, 1982: 83-4).

7.3   Os intermediários : Sérvio, Nónio Marcelo, Lactâncio Plácido, Festo, Agrécio, Agostinho, Ambrósio, Mário Victorino, e outros textos gramaticais e de comentário. GRANDES AUTORES DE MANUAIS DOS SS. IV-V

7.4   Acesso à cultura clássica em segunda e terceira mão; recurso a comentários, escólios, obras gramaticais e escolares da Antiguidade Tardia; fragmentação dos textos clássicos e descontextualização desses fragmentos; ausência de leitura do texto completo; estatuto gramatical da sua funcionalidade; alarde de erudição.