O Louvor de Constantino: a conversão ao Cristianismo e o triunfo da monarquia orientalizante

5 Março 2018, 14:00 Rodrigo Furtado

I.        Um grande escritor: Eusébio de Cesareia.

  1. A História Eclesiástica e a Crónica. Os textos finais: a Vida de Constantino e o Louvor de Constantino e a Teologia Eclesiástica. História e Teologia; Deus e Providência.

II.              O Louvor de Constantino: os tricennalia (25 de Julho de 336).

1.     A tradição do panegírico: o basilikos logos e a teorização retórica.

2.     Um panegírico como teologia: a quadratura do círculo?

III.            O texto:

1.     Prólogo e laus 1: a metáfora do ‘Grande imperador’ e o louvor universal.

2.     Laus 2: a origem divina do poder; o papel do imperador cristão.

3.     Laus 3: a recusa explícita da República. O triunfo da ideologia monárquica cristã.

4.     Laus 5: as qualidades do imperador e a proximidade a Deus. As vestes imperiais.

5.     Laus 10: o Pai, o Filho e o Imperador.

6.     Laus 18: Imperador e revelação.

7.     A ideologia eusebiana; Império e Igreja; cidadania e baptismo; uma nova função para o Imperador: garantir a evangelização.

IV.             O Arianismo de Eusébio:

1.     Eusébio de Cesareia: entre apoiante de Ário e subscritor de Niceia.

2.     O Arianismo e a discussão acerca do lugar de Cristo na Trindade. A substância do Filho, as doutrinas de Ário e o concílio de Niceia (325). A presidência imperial. ‘Filho unigénito’?; ‘nascido do Pai antes de todos os séculos’?; ‘Deus de Deus’?; ‘Gerado não criado’?; ‘Consubstancial ao Pai’?.