O Louvor de Constantino: a conversão ao Cristianismo e o triunfo da monarquia orientalizante
5 Março 2018, 14:00 • Rodrigo Furtado
I. Um grande escritor: Eusébio de Cesareia.
- A História Eclesiástica e a Crónica. Os textos finais: a Vida de Constantino e o Louvor de Constantino e a Teologia Eclesiástica. História e Teologia; Deus e Providência.
II. O Louvor de Constantino: os tricennalia (25 de Julho de 336).
1. A tradição do panegírico: o basilikos logos e a teorização retórica.
2. Um panegírico como teologia: a quadratura do círculo?
III. O texto:
1. Prólogo e laus 1: a metáfora do ‘Grande imperador’ e o louvor universal.
2. Laus 2: a origem divina do poder; o papel do imperador cristão.
3. Laus 3: a recusa explícita da República. O triunfo da ideologia monárquica cristã.
4. Laus 5: as qualidades do imperador e a proximidade a Deus. As vestes imperiais.
5. Laus 10: o Pai, o Filho e o Imperador.
6. Laus 18: Imperador e revelação.
7. A ideologia eusebiana; Império e Igreja; cidadania e baptismo; uma nova função para o Imperador: garantir a evangelização.
IV. O Arianismo de Eusébio:
1. Eusébio de Cesareia: entre apoiante de Ário e subscritor de Niceia.
2. O Arianismo e a discussão acerca do lugar de Cristo na Trindade. A substância do Filho, as doutrinas de Ário e o concílio de Niceia (325). A presidência imperial. ‘Filho unigénito’?; ‘nascido do Pai antes de todos os séculos’?; ‘Deus de Deus’?; ‘Gerado não criado’?; ‘Consubstancial ao Pai’?.