Apresentação do programa, da bibliografia geral e do modo de avaliação

17 Fevereiro 2016, 10:00 Maria Teresa de Salter Cid Gonçalves Rocha Pires

Apresentação do programa, do calendário das aulas, da bibliografia geral e do modo de avaliação:

Fevereiro

17

Apresentação do programa e do modo de avaliação

19

Realização de comentário escrito presencial

24

Introdução: o “descobrimento” da América, a população autóctone e a colonização inglesa

26

A realidade colonial norte-americana

Março

 

2

O século XVII: as colónias do Sul e as colónias do Norte – economia e sociedade; religião e política

4

Unidade e diversidade colonial no século XVIII. Guerra c/ Franceses e Índios.

9

A Revolução Americana: ideário e vontade de independência das colónias

11

A Declaração da Independência e a Constituição

16

Prova escrita presencial

18

Da Constituição ao final do séc. XVIII

30

Início do séc. XIX: desenvolvimento social e económico

Abril

 

1

Expansão territorial e diversidade populacional

6

continuação

8

O Território da Louisiana – questões de ocupação e ordenamento

13

The Missouri Compromise e o Oeste americano

15

Manifest Destiny e cisão nacional

20

docente convidado

22

docente convidado

27

A fragilidade da União; aumento das divergências entre Norte e Sul

29

Lincoln e a Guerra da Secessão

Maio

 

4

A época da Reconstrução

6

Continuação

11

A revolução industrial e The Gilded Age  

13

Continuação

18

A Fronteira: relevância na vida, nas instituições e na cultura dos EUA

20

(I)migração e urbanização em finais do séc. XIX

25

Continuação

27

Expansionismo

Junho

 

1

O final do séc. XIX

3

Reapreciação das matérias estudadas


8

Prova escrita final – 1ª data

15

Prova escrita final – 2º data (alternativa)

Elementos de avaliação:

  • Assiduidade e participação regular na discussão de textos e outros materiais – 25%
  • Teste (prova presencial escrita) – 15%
  • Apresentação oral de trabalho – 20%
  • Teste (prova presencial escrita) – 40%

BIBLIOGRAFIA - geral (serão indicados ao longo do semestre outros textos/excertos para cada momento específico do programa)

BOORSTIN, Daniel. The Americans: The Colonial Experience. NY: Vintage Books, 1958

-------------------------. The Americans: The Democratic Experience. NY: Vintage Books, 1973

-------------------------. The Americans: The National Experience. NY: Vintage Books, 1965

BOYER, Paul S. et al., The Enduring Vision: A History of the American People. Boston, New York: Houghton Mifflin Company, 1999.

COOKE, Jacob Ernest, Encyclopedia of the North American Colonies, 3 vols., New York, Charles Scribner's  Sons, 1993.

FONER, Eric. A Short History of Reconstruction, 1863-1877. New York: Harper & Row, Publishers, 1990.

KAMMEN, Michael. People of Paradox: An Inquiry Concerning the Origins of American Civilization (1972). New York and Toronto: Oxford University Press, 1980.

KOLODNY, Annette. The Land Before Her. Fantasy and Experience of the American Frontiers, 1630-1860. Chapel Hill and London: The University of North Carolina Press, 1984.

M. MCPHERSON, James.  Battle Cry of Freedom: the Civil War Era. Oxford University Press,  1988.

MILLER, Perry. The Life of the Mind in America: from the Revolution to the Civil War. Harcourt, Brace & World, 1965.

MILNER II, Clyde A., et al., eds. The Oxford History of the American West. New York and Oxford: Oxford University Press, 1994.

NASH, Gary B., JEFFREY, Julie Roy, The American People. Creating a Nation and a Society, 4th ed, New York, Longman, 1998.

OLSON, James S. The Ethnic Dimension in American History. St. James, New York: Brandywine Press, 1999.

ROWE. John Carlos. Literary Culture and U.S. Imperialism: From the Revolution to World War II. Oxford and New York: Oxford University Press, 2000.

SILBER, Nina. The Romance of Reunion: Northerners and the South, 1865-1900. Chapel Hill & London: The University of North Carolina Press, 1993.

SMITH, Henry Nash. Virgin Land: The American West as Symbol and Myth. (1950) Cambridge: Harvard University Press, 1970. 

ZINN, Howard. A People's History of the United States. NY: Harper Perennial, 2005

TAKAKI, Ronald. Iron Cages: Race and Culture in 19th-century America (1979). New York: Oxford University Press, 1990.