Sumários
Aula de esclarecimento
7 Maio 2020, 08:00 • Mário Avelar
Aula dedicada ao esclarecimento dos critérios de correcção do teste final e à estrutra do exame de Junho.
O exame de Junho é composto por três questões de desenvolvimento que abarcam as três vertentes dominantes durante o semestre: Questão dedicada à reflexão sobre o mito e a realidade americana no discurso político através dos ensaios estudados durante as aulas presenciais. Questão dedicada à reflexão sobre um tópico abrangendo as três primeiras décadas do século XX. Questão dedicada à reflexão sobre um tópico abrangendo as décadas após a Segunda Guerra Mundial.
O teste tem lugar no dia 4 de Junho, quinta-feira, e à mesma hora da aula presencial, embora com um prolongamento de hora de entrega, isto é, começa às 8h e termina às 12h.
O enunciado será disponibilizado às 8h no espaço da unidade curricular na plataforma moodle.
Quem pretender recebê-lo através de correio electrónico deverá solicitá-lo previamente até ao dia final do dia 3 de Junho para mcavelar@campus.ul.pt.
O teste deverá ser elaborado em documento Word, não devendo ultrapassar o limite de páginas indicado no enunciado para cada questão.
O teste deverá ser enviado para mim, até às 12 h do dia 4 de Junho, para mcavelar@campus.ul.pt.
Testes enviados após aquela hora serão penalizados na classificação.
Preparação para o teste final
30 Abril 2020, 08:00 • Mário Avelar
Aula dedicada ao esclrecimento de eventuais dúvidas relacionadas com a estrutura e os tópicos a abordar no teste final.
A guerra fria e a ficção científica
28 Abril 2020, 08:00 • Mário Avelar
Análise do tópico "Guerra Fria e Ficção Científica", tendo como elemento estruturante a sátira através do filme Dr. Strangelove, de Stanley Kubrick, suscitado pelo ensaio de David Seed "Absurdists Visions: Dr. Strangelove in Context", capítulo do seu livro American Science Fiction and the Cold War - Literature and Film.
A família no pós-guerra
23 Abril 2020, 08:00 • Mário Avelar
Análise das transformações antropológicas e da criação de um imaginário sobre a família americana no pós-Guerra, através do ensaio "The Nuclear Family is a Mistake", de David Brook.