O Cinema das Atracções
11 Fevereiro 2019, 10:00 • Fernando Guerreiro
1. um cinema de exibidores: o carácter multimédia e audiovisual da primeira sessão de cinema; a função do Som: efeito de real e actualização das imagens: interacção e direito ao ruído do público;
2. o cinema de atracções (1896/ 1908): um cinema da "mostração" (mais "showing" do que "telling"), exibicionista e performativo;
3. o Modo Primitivo de Representação (N. Burch): 3.1. o cinema unipontual: o plano como "quadro"; frontalidade e centração; auto-suficiência e atomismo; o comentário exterior pelo "lecturer"/"bonimenteur" ou pelos "intertítulos"; 3.2. o cinema pluripontual: a forma de transição do "chase film"; a introdução do "tempo", do "fora de campo" e da "montagem" - primeiro "horizontal" (sucessividade, alternância), depois "vertical" (simultaneidade, paralelismo); 3.3. a noção de "Photoplay" (Edwin S. Porter).
* projecção de filmes, nomeadamente "The Great Train Robbery" (1913) de Edwin S. Porter (Edison Company)
Bibliografia. artºs de Tom Gunning, André Gaudréault e Noel Burch na Antologia (pp. 43-54)