O cinema de D. W. Griffith (1)
13 Fevereiro 2019, 10:00 • Fernando Guerreiro
1. Griffith: o "inventor da linguagem cinematográfica"? Griffith como figura plural e lugar de tensões;
2. o ano de 1908: constituição do MPPC, o primeiro "trust" do cinema: regulação, standardização e reforma (técnica e moral) da indústria; o novo público (letrado, de classe média, feminino) e o novo produto comercial ("one-reel.film");
3. a concepção de cinema de Griffith: 3.1. como linguagem universal, visual, jovem, do moimento e democrática; 3.2. diferenças em relação ao teatro: a relação com a Literatura (Dickens, o Naturalismo) e o Teatro (drama e melodrama); representação contida ("restrained"); 3.3. persistência do modelo do teatro e elementos especificamente cinematográficos : o "grande plano" ("close up") e a montagem paralela.
* projecção de dois filmes da Biiograph: "Those Awfull Hats" (1909) e "Death's Marathon" (1913)
Bibliografia: texto de S.M. Eisenstein ("Dickens, Griffith e nós") na pasta da cadeira (verde, 5)