O Cinema de Eisenstein (2)
18 Março 2019, 10:00 • Fernando Guerreiro
3. a concepção de Montagem: 3.1. o efeito de significação: multiplicação e não soma; produção de uma3ª imagem, de síntese, global; o trabalho do espectador; 3.2.dois modelos: a Montagem-Ligação (Koulechov/ Poudovkin) (horizontal, descritiva, acumulativa) e a Montaem- Conflito (Eisenstein) (de salto, vertical, como Metáfora); 3.3.a montagem de atracções no cinema: i) a montagem como dispositivo confrontacional de condicionamento do espectador; ii) intervenção no real; iii) mais as relações entre os factos do que os factos; 4, "A Greve" (1925) como exemplo de Montagem-Tropo (Metáfora): a sequência final do filme.
* projecçãocomentada do filme (final a passar na próxima aula)
NOTA: TESTE na próxime 2ªf (matéria até Eisenstein, inclusive)