O Expressionismo no cinema alemão dos anos 20
20 Fevereiro 2019, 10:00 • Fernando Guerreiro
1. O Expressionismo na Pintura (alemã): características
2. O Expressionismo no Cinema. Duas concepções de Imagem (plano)= Cinema: i) uma estética da Luz (Kurtz): uma dramaturgia do claro-escuro; o claro-escuro como princípio de Montagem no plano; a resolução das tensões na luz (L. Eisner) (Murnau, "Fausto", 1926); ii) concepção plástica do plano (relação com a Pintura e a Gravura) (R. Wiene, "Caligari", 1920);
3. Expressuinismo, um novo romantismo? (posições duiferentes de L. Eisner e G. Deleuze);
3. Existe um cinema expressionista alemão? Posições a favor e contra.
3.1. É "Caligari" um filme expressionista (posições de L. Eisner e Herbert Ihering?;
3.2. a polémica da "autoria" de "Caligari": filme de produtores (Erich Pommer), de argumentistas (Car Mayer, Hans Janowitz), de cenógrafos (Warm, Rohring, Reimann) ou do realizador (Robert Wienne)?
* projecçaõ da abertura de "Fausto" de Murnau (1926)