O Neo-realismo italiano

3 Abril 2019, 10:00 Fernando Guerreiro

A "forma aberta" do Neo-realismo italiano

1. aspectos históricos: adopção do termo; ruptura ou continuidade?; periodização.

2. plano estético: 2.1. mais uma "ética" do que uma "estética" (Rossellini); 2.2. um cinema do "real": um cinema dos "factos" (Rossellini): a "imagem-facto" (Bazin); um cinema do "encontro" (Zavattini); 2.3. uma estática da "imanência": o Plano-sequência (Bazin); 2.4.um cinema da "duração": da "espera" (Rossellini), da "análise" (Zavattini); 2.5. uma dimensão colectiva e coral com respeito da diversidade dos "falares" ("Paisà"); 2.6. a crítica do actor profissional e da ficção (Zavattini); 2.7 o script como "work in progresso" (colectivo) ("Paisà"); 2.8. a autonomização do "espectador" (Zavatini).

* projecção de "Gente do Pó" de M. Antonionni (1943-7)