O Surrealismo no Cinema

20 Março 2019, 10:00 Fernando Guerreiro

1. um cinema da Imagem: mais "mental" do que "plástica" (1ª Vanguarda francesa): 1.1. a imagem como "alucinação consciente" (J Goudal); 1.2. a sessão de cinema surrealista: um dispositivo de regressão imaginária; o seu modo de uso; 1.3. o cinema como discurso directo do pensamento (Artaud).

2. L. Bunuel/ D. Dali, "Un Chien Andalou" (1929)

2.1. um "documentário natural" não um filme de "vanguarda" (Dali); 2.2. a teoria da Imagem do Prólogo: Imagem-montagem e imagem-choque; a montagem de atracções (Eisenstein) e a recusa da Metáfora; 2.3. o discurso do desejo: a dupla determinação de Eros e Tanathos (pulsão de vida e pulsão de morte); imagem-pulsão e imagem-amálgama.

* projecção do final de "A Greve" de S.M. Eisensteis e do filme de Bunuel/Dali