Uma segunda modernidade: Orson Welles
27 Março 2019, 10:00 • Fernando Guerreiro
Orson Welles, "Citizen Kane" (1941)
1. a concepção "atraccional" da Forma: do Teatro e da Rádio para o Cinema;
2. duas modalidades de "narração": 2.1. uma "oral", o "voice-over" ("sobre"): i) caracterização (Sarah Kozloff); ii) a fixação de um plano de Enunciação: - o "narrador fundamental"; semelhanças com a câmera subjectivera ; iii) no plano do enunciado: uma multiplicidade não resolvida de pontos de vista; os narradores secundários, encaixados dos "flashbacks" (D. Bordwell); 2.2. outra "visaual": o Plano-sequência com profundidade de campo: as teorizações de A, Bazin, em "A Evolução da Linguagem cinematográfica", e de Gregg Toland; (num texto sobe o filme).
3. o Prólogo: "No Trespassing: movimento da câmera= movimento do cinema (D. Bordwell); a resistência à interpretação, opacidade (formal) do enigma (Rosebud); o ponto de vista da Anamorfose (deformação) da "morte".
* projecção dos 15mn iniciais do filme