"The Women" (George Cukor, 1939): as estrelas e a definição do seu estatuto específico

12 Abril 2016, 14:00 Mário Jorge Torres Silva

Breve olhar sobre as várias versões da peça, acrescentando ao original o falhado The Opposite Sex (David Miller, 1956), transgredindo uma das regras fulcrais, a não inclusão visível de personagens masculinas; The Women (Diane English, 2008), regresso ao conceito original, possibilidade de nomear pormenores impossíveis de integrar em 1939, como o lesbianismo, mas um total falhanço pela deficiência de encontrar estrelas credíveis, num tempo em que elas escasseiam.

Início do visionamento comentado de The Women (George Cukor, 1939): a origem do filme numa peça de teatro de duvidosa qualidade, a que o trabalho de câmara e a direcção milimétrica das actrizes confere uma inesperada profundidade; a associação de cada uma das estrelas à sua persona fílmica (Joan Crawford e a ascensão das classes mais desfavorecidas; Norma Shearer e a inocência das classes privilegiadas, Rosalind Russell ou o lado bitchy das donas de casa estilizadas ou Joan Fontaine e a ingenuidade da juventude apaixonada); o genérico e a ligação de cada uma das personagens a um animal, dando ao filme um particular cariz agressivo e animalesco.