Unidade Curricular | Course Unit |
História do Cinema (TP1) |
Código da Unidade Curricular | Course ID |
LAC2.97410 |
Créditos ECTS | ECTS Credits |
6 |
Ciclo de Estudos | Level |
Licenciatura |
Semestre | Semester |
S1 |
Docente(s) | Instructor(s) |
Professora Mariana Liz |
Língua de ensino | Language of instruction |
Português |
Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction) |
Celebrou-se, em 1995, o primeiro centenário do cinema. Esta data marca o que, por convenção, se considera ter sido a primeira projeção pública de imagens em movimento pelos irmãos Lumière em Paris. Assinala também o que, desde então, tem sido uma história de inovações e mutações, sobretudo na viragem do milénio e entrada na era digital. Começando por problematizar a historiografia da arte cinematográfica, esta unidade curricular introduz as principais alterações técnicas, estéticas e culturais que o cinema mundial sofreu desde a sua génese. Atravessando diferentes décadas, países e géneros cinematográficos, a unidade curricular oferece um panorama do que tem sido, e ainda pode ser, hoje em dia, o cinema, desde a sua produção, à distribuição e exibição. 1. Problematizar a História do Cinema 2. Os primeiros filmes: do ‘Cinema Primitivo’ ao Cinema Narrativo 3. Expressionismo Alemão 4. Montagem Soviética 5. Escrever sobre Cinema 6. Transição para o Sonoro: Cinema Clássico de Hollywood 7. Neo-realismo Italiano 8. A Nouvelle Vague e a Politique des Auteurs 9. Cinema e Política no Leste da Europa 10. 'Terceiro' Cinema 11. O Ressurgimento de Hollywood 12. ‘Cinemas do Mundo’: Cinema da Retomada no Brasil 13. Teste 14. O Cinema Hoje |
Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction) |
· Participação (para além da assiduidade, esta componente de avaliação inclui a realização de leituras e visionamentos antes das aulas; a capacidade de concentração na aula; a realização de questões pertinentes durante a mesma; a capacidade de ouvir as questões dos outros, e participar em discussões sobre os tópicos levantados; a referência a ideias e conceitos específicos utilizados nas aulas e nas leituras de carácter obrigatório; a capacidade de síntese e de estabelecimento de ligações entre os temas das diferentes aulas): 20% da avaliação final; · Trabalho individual, com um máximo de 1500 palavras, sobre um dos filmes analisados nas primeiras quatro semanas, a entregar em data a definir na Semana 8: 40% da avaliação final; · Teste individual sem consulta, sobre um ou mais filmes, movimentos cinematográficos ou períodos da história do cinema discutidos na unidade curricular, a realizar em data a definir na Semana 13: 40% da avaliação final. |
Bibliografia (selection) | Readings (selection) |
Para além dos textos de leitura obrigatória a indicar para cada tópico, sugerem-se as seguintes obras de referência: · Araújo, Nelson (ed.) (2021) História do Cinema: Dos primórdios ao cinema contemporâneo. Lisboa: Edições 70. · Bordwell, David e Kristin Thompson (2021) Film History: An Introduction, 5th Edition. New York: McGraw-Hill. · Cook, Pam (ed.) (2007) The Cinema Book, 3rd Edition. London: BFI. · Hill, John e Pamela Church Gibson (eds) (1998) The Oxford Guide to Film Studies. Oxford: The Oxford University Press. · Nowell-Smith, Geoffrey (ed.) (1999) The Oxford History of World Cinema. Oxford: Oxford University Press. · Viveiros, Paulo (2003) A imagem do cinema: história, teoria e estética. Lisboa: Universitárias Lusófonas. |