O Cinema das Atracções

4 Outubro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

1. um cinema de exibidores: o carácter multimédia e audiovisual da primeira sessão de cinema; a função ddo som: efeito de real e actualização das imagens; interacção e direito ao ruído do público;
2. o cinema de atracções (1896-1908): um cinema da "mostração" ("showing" mais do que telling"), exibicionista e performativo (a sessão como performance);
3. o Modo Primitivo de Representação (N. Burch): 3.1. o cinema unipontual: o plano como "qudro"; frontalidade e centração; atomisno; o comentário exterior pelo "lecturer"/ "bonimenteur" ou pelos "intertítulos"; 3.2.o cinema pluripontual: a forma de transição do "chase film"; a introdução do "tempo", do "fora de campo" e da "montagem" - primeiro "horizontal" (sucessividade, alternância), depois "vertical" (simultaneidade, paralelismo); um novo tip de filme, a "Photoplay" (Edwin S. Porter),
* projecção de filmes, nomeadamente "The Great Train Robbery" de Edwin S. Porter (1903)
Bibliografia: artºs de Noel Burch, Tom Gunning e André Gaudreaut na Antologia