O Cinema de D. W. Griffith (1)

7 Outubro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

1. Griffith: o "inventor da linguagem cinematográfica"? Griffith como figura plural e lugar de tensões;
2.do cinema de  atracções (= Modo Primitivo de Representação) ao cinema da integração narrativa (Modo Institucinal de Representação) (Noel Burch);
2.1. de um cinema de exibidores a um cinema de produtores;
2.2. o ano de 1908: constituição do MPPC, o primeiro "trust" do cinema; regulação, standardização e reforma (técnica e moral) da indústria; o novo público (letrado, feminino, de classe média) e o novo produto comercial ("one-reel film");
3. a concepção de cinema de Griffith: 3.1. como linguagem universal e  visual; arte  moderna, jovem e democrática; 3.2. diferenças em relação ao teatro: centralidade da intriga (a "Photoplay"), acções não palavras, arte narrativa e modo épico mais do que dramático ("O Cinema- Milagre da Fotografia Moderna", 1921); 3.3. a relação com a Literatura: o romance (Dickens, o naturalismo) e o teatro (drama e melodrama)
* projecção de um filme da Biograph: "Death's Marathon" (1913)
Bibliografia: texto de Eisenstein ("Dickens, Griffith e nós") na pasta da cadeira (fotocopiadora verde)