O Expressionismo alemão no cinema (1)

14 Outubro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

1. O Expressionismo no cinema alemão dos anos 20 : 1.1.  existe um cinema expressionista?; 1.2. duas vias: i) uma estética da  Luz: dramaturgia do claro-escuro (Murnau); ii) da imagem-plástica: como pintura, gravura ("Caligari"); 1.3. o cinema de Weimar (1919-1933): i) o Expressionismo (1920-1924): a "revolta dos filhos" (S. Kracauer, Peter Gay); ii) a Nova Objectividade (1924-1933): o "Kammerspielfilm" (Pabst): a "vingança dos pais" (P.Gay);

2. o caso de "O Gabinete do Dr Caligari" (Robert Wiene, 1919): 2.1. um filme "expressionista"? (R.Ihering);  2.2. a querela da autoria: filme de produtor, argumentistas, cenógrafos  ou do realizador?; 2.3. uma alegoria do cinema: entre o "cinema de atracções" (a feira) e o "cinema de arte" (a pintura); 2.4. um cinema da "simulação": a forma-pintura (gravura) (reservas de Bela Balazs)

* projecção do início de "Fausto" de Murnau (1926)