O Neo-realismo italiano

25 Novembro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

A "forma aberta" do Neo-realismo italiano

1. aspectos históricos: adopção do termo; ruptura ou continuidade?; periodização;

2. plano estético:2.1. mais uma "ética" do que uma "estética" (Rossellini); 2.2. um cinema do "real": i) do "encontro" (Zavatttini); ii) dos "factos" (Rossellini): a "imagem-facto" (Bazin); iii) uma estética da "imanência": o Plano-sequência (Bazin); 2.3. um cinema da "duração": da "espera" (Rossellini), da "análise" (Zavattini); 2.4. uma dimensão colectiva e coral com respeito do "indivíduo" e da diversidade dos" falares" (Paisà"); 2.5. a crítica do "actor profissional" e da "ficção" (Zavattini); 2.6. o "script" como "work in progress" (Rossellini).

* projecção de "Gente do Pó" (1943/7) de M. Antonnioni