Sumários
Aula 4
6 Fevereiro 2019, 14:00 • Ana Cristina Ferreira Mendes
Apresentação do projeto “Victorians Like Us” do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL-ULICES) e do seminário “Victorians Like Us V: The Queen’s Bicentenary, 1819– 2019” (25 e 27 de março e 1 e 3 de abril) – sessão dinamizada pelas Professoras Teresa Malafaia e Cristina Baptista.
Aula 3
4 Fevereiro 2019, 14:00 • Ana Cristina Ferreira Mendes
Enquadramento conceptual e metodológico.
Leituras:
1. “Decolonizing (the) English” (2001) de Peter Hitchcock;
2. Cap. 1 de The Idea of Greater Britain: Empire and the Future of World Order, 1860-1900 (2007) de Duncan Bell;
3. Cap. 1 de Masks of Conquest: Literary Study and British Rule in India (1989) de Gauri Viswanathan.
Aula 2
30 Janeiro 2019, 14:00 • Ana Cristina Ferreira Mendes
Enquadramento histórico-social.
O conceito de “estrutura de sensibilidade” (Williams 1961, 1977) como âncora conceptual do programa. Síntese dos processos de mudança política, socioeconómica e cultural na Grã-Bretanha do século XIX. Problematização de processos de periodização. A coexistência de valores culturais antinómicos no período vitoriano.; heterogeneidades socioeconómicas e geográficas. O legado vitoriano em permanente construção: diferentes modos de nos relacionarmos com o século XIX inglês.
Aula 1
28 Janeiro 2019, 14:00 • Ana Cristina Ferreira Mendes
Objetivos do programa (conhecimentos, aptidões e competências), conteúdos programáticos, metodologia e dinâmica das aulas, e bibliografia; avaliação da UC [1.º exercício escrito: 30% (11 de março); 2.º exercício escrito: 35% (6 de maio); assiduidade: 5%; participação oral e apresentação oral individual ou em pares/grupos de 3 estudantes (com base em investigação sobre um tópico previamente acordado com a docente): 10%+20%]. Calendário das aulas e indicações sucintas das atividades previstas para cada aula do semestre. Horário de atendimento (2.ª feira das 16h às 17h, Centro de Estudos Anglísticos; marcação com antecedência por correio eletrónico).
NOTA 1: Para a apresentação oral, os estudantes têm obrigatoriamente de elaborar um plano de trabalho e discuti-lo com a docente antes de iniciarem a preparação da mesma; os suportes digitais dessas apresentações têm de ser entregues, por correio eletrónico (anafmendes@campus.ul.pt), com antecedência.
NOTA 2: A frequência da unidade curricular implica a leitura de textos de origem diversa que estão à disposição dos estudantes na Reprografia Verde e via Dropbox.