Sumários

Apresentação do programa e da bibliografia. Objectivos da cadeira e conteúdos científicos. Organização e calendarização das actividades. Critério e elementos de avaliação

17 Fevereiro 2016, 18:00 Teresa de Ataíde Malafaia

Apresentação do programa e da bibliografia. Objectivos da cadeira e conteúdos científicos. Organização e calendarização das actividades. Critério e elementos de avaliação.  Organização e calendarização das actividades. Critério e elementos de avaliação.


Rev. Industrial

17 Fevereiro 2016, 10:00 Júlio Carlos Viana Ferreira

O forte crescimento demográfico em Inglaterra a partir de 1700. Teoria de Malthus. Revolução agrícola e acumulação de capital. Contributo das plantações das Índias Orientais.

Inovações técnicas e transformação da produção têxtil. Fábricas. Fases da Rev. Industrial. Época do vapor e do caminho de ferro. Indústrias siderúrgicas e metalomecânicas. Construção naval. De Oficina do Mundo ao declínio.

As leis de Reforma eleitoral: 1832, 1867 e 1884. Consequências do alargamento do eleitorado.


Criterio e elementos de avaliação. Estudos de Cultura - problematização de conceitos.

15 Fevereiro 2016, 18:00 Teresa de Ataíde Malafaia

Critério e elementos de avaliação: As/os estudantes deverão fazer uma exposição oral (com apresentação do respectivo plano e referências/ 40%), participar na apresentação dos trabalhos realizados em aula/ 20% e realizar dois testes ou um teste e um ensaio crítico. /20% +20%. 1º teste com consulta em 6 de Abril e um 2º teste em 25 de Maio/ou um ensaio.

Análise do ensaio de Hélio Alves (2003). “Um Projecto Canónico de Marginalidades? Testemunho de 25 Anos de Ensino de ‘Cultura Inglesa’ (1978-2002)”. Anglo-Saxónica. Revista do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa. Série II. Nº 18. Lisboa: Edições Colibri/CEAUL. 15-24.

- Próximo ensaio a estudar:  Neumann, Birgit, A. Nunning, eds. (2012). Travelling Concepts for the Study of Culture. Berlin: de Gruyter.  1-22.



Apresentação

15 Fevereiro 2016, 10:00 Júlio Carlos Viana Ferreira

Apresentação do programa e comentários bibliográficos. Sistema de avaliação contínua ( dois testes escritos equivalentes a 80%, participação oral 20%).