Sumários
Apresentação do programa e da bibliografia. Objectivos da cadeira e conteúdos científicos. Organização e calendarização das actividades. Critério e elementos de avaliação
17 Fevereiro 2016, 18:00 • Teresa de Ataíde Malafaia
Apresentação do programa e da bibliografia. Objectivos da cadeira e conteúdos científicos. Organização e calendarização das actividades. Critério e elementos de avaliação. Organização e calendarização das actividades. Critério e elementos de avaliação.
Rev. Industrial
17 Fevereiro 2016, 10:00 • Júlio Carlos Viana Ferreira
O forte crescimento demográfico em Inglaterra a partir de 1700. Teoria de Malthus. Revolução agrícola e acumulação de capital. Contributo das plantações das Índias Orientais.
Inovações técnicas e transformação da produção têxtil. Fábricas. Fases da Rev. Industrial. Época do vapor e do caminho de ferro. Indústrias siderúrgicas e metalomecânicas. Construção naval. De Oficina do Mundo ao declínio.
As leis de Reforma eleitoral: 1832, 1867 e 1884. Consequências do alargamento do eleitorado.
Criterio e elementos de avaliação. Estudos de Cultura - problematização de conceitos.
15 Fevereiro 2016, 18:00 • Teresa de Ataíde Malafaia
Critério e elementos de avaliação: As/os estudantes deverão fazer uma exposição oral (com apresentação do respectivo plano e referências/ 40%), participar na apresentação dos trabalhos realizados em aula/ 20% e realizar dois testes ou um teste e um ensaio crítico. /20% +20%. 1º teste com consulta em 6 de Abril e um 2º teste em 25 de Maio/ou um ensaio.
Análise do ensaio de Hélio Alves (2003). “Um Projecto Canónico de Marginalidades? Testemunho de 25 Anos de Ensino de ‘Cultura Inglesa’ (1978-2002)”. Anglo-Saxónica. Revista do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa. Série II. Nº 18. Lisboa: Edições Colibri/CEAUL. 15-24.
- Próximo ensaio a estudar: Neumann, Birgit, A. Nunning, eds. (2012). Travelling Concepts for the Study of Culture. Berlin: de Gruyter. 1-22.
Apresentação
15 Fevereiro 2016, 10:00 • Júlio Carlos Viana Ferreira
Apresentação do programa e comentários bibliográficos. Sistema de avaliação contínua ( dois testes escritos equivalentes a 80%, participação oral 20%).