Sumários

Teorias do Conhecimento

12 Novembro 2020, 15:30 Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras

Teorias do conhecimento dominantes nos séculos XVII e XVIII.


O racionalismo de René Descartes. A crença na capacidade racional do ser humano: cogito ergo sum.A  divisão das ideias em inatas (implantadas em nós pelo Criador); adventícias (as que nos chegam por via dos sentidos; factícias (provenientes da nossa imaginação).Abordagem de O Discurso do Método.

O empirismo segundo John Locke. A importância e primazia dos dados dos provi dos doa sentidos no acto cognitivo. O conceito de tabula rasa. A construção de ideias simples e complexas. Abordagem de excertos de  An Essay Concerning Human Understanding. 

O contributo de David Hume para a teoria empírica: a questionação do nexo de causalidade entre dois fenómenos e a dívida quanto à universalidade do conhecimento. Abordag3m de conceitos presentes em  A Treatise of Human Nature (1739–1740), the  Enquiries concerning Human Understanding (1748).


A demanda do Conhecimento.

6 Novembro 2020, 14:00 Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras

A demanda e a divulgação da chamada Nova Ciência. A Revolução científica e o debate entre os estudiosos dos diversos saberes.


A constituição das sociedades científicas e a sua relação com o poder político. Exemplos: The Royal Society of London; L'Accadémie des Sciences, Paris.

O projecto de Diderot e D'Alembert,  Encyclopédie, ou dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers [ Enciclopédia, ou dicionário racional das ciências, artes e profissões ]. Os potenciais destinatários.Análise de excertos do Discurso Preliminar de D'Alembert.


A Demanda do conhecimento

6 Novembro 2020, 12:30 Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras

A demanda e a divulgação da chamada Nova Ciência.A Revolução científica e o debate entre os estudiosos dos diversos saberes.A constituição das sociedades científicas e a sua relação com o poder político. Exemplos: The Royal Society of London; L'Accadémie des Sciences, Paris.

O projecto de Diderot e D'Alembert,  Encyclopédie, ou dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers [ Enciclopédia, ou dicionário racional das ciências, artes e profissões ]. Os potenciais destinatários.

Análise de excertos do Discurso Preliminar de D'Alembert.


O conhecimento científico

5 Novembro 2020, 15:30 Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras

Antecedentes da afirmação do reconhecimento do saber científico: os contributos de Copérnico e Galileu.

A importância do método utilizado por Galileu para comprovar a teoria heliocêntrica: a observação reforçada pelo recurso a instrumentos, como o telescópio, e o uso do cálculo matemático para garantir o rigor das descobertas.

Os avanços na física realizados por Isaac Newton: as leis da gravidade, do movimento e da inércia; as leis da óptica; o princípio da refracção da luz.

O experimentalismo como base do conhecimento científico.

A Revolução Científica de Seiscentos. os avanços em várias ciências específicas; a rejeição do método escolástico do magister dixit, anteriormente aplicado (durante a Idade Média e Renascimento) e a crescente adesão ao método experimental e as suas quatro fases - observação, hipótese, experimentação e conclusão.

A linguagem científica: o despojamento de ornamentos estilísticos, a hegemonia da palavra escrita e o uso das linguagens vernaculares.

 


O parlamentarismo

30 Outubro 2020, 14:00 Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras

Continuação da abordagem de excertos de  Second Treatise of Government de John Locke.

A adopção das premissas teóricas propostas por Hobbes - o estado de natureza e o estafo de guerra - embora com perspectivas distintas.
Motivos e condições para constituir o estafo de direito (commonwealth/ civitas). 
A base contratualista: os requisitos de constituição de um  compact.O modelo apresentado para o exercício do poder - o parlamentarismo. 
A divisão do poder em legislativo, executivo e federativo e rezpectivas competências, constituição e funções.

O conceito de propriedade e a importância do factor trabalho para a sua legitimação.
O respeito pela Natureza enquanto obra divina com a consequente condenação do desperdício. As alterações surgidas com a invenção e utilização do dinheiro como medida de riqueza perene