Sumários

Constituição de 1933 e Constituição de 1976

26 Outubro 2015, 16:00 Ernesto Castro Leal

Apresentações pelo Grupo 5 (Inês Marinho, Raul Bugalho e Tatiana Rodrigues) da Constituição de 1933 (contexto histórico, direitos fundamentais e poderes de Estado) e pelo Grupo 6 (Jéssica Silva, José Baptista e Ricardo Nogueira) da Constituição de 1911 (contexto histórico, direitos fundamentais e poderes de Estado), seguidas de comentário crítico pelo docente.


Constituição de 1933 e Constituição de 1976

26 Outubro 2015, 14:00 Ernesto Castro Leal

Apresentações pelo Grupo 5 (Filipe Nunes, Jóia Dabó e Soraia Carvalho) da Constituição de 1933 (contexto histórico, direitos fundamentais e poderes de Estado) e pelo Grupo 6 (André Marques, Camila Lacueva e Manuel Navas) da Constituição de 1911 (contexto histórico, direitos fundamentais e poderes de Estado), seguidas de comentário crítico pelo docente.


Cabralismo e «ditadura administrativa»

22 Outubro 2015, 16:00 Ernesto Castro Leal

O Cabralismo e a restauração da Carta Constitucional. 
A prática política de uma «ditadura administrativa»: a política administrativa centralizadora (distritos e concelhos), a política económica, a política fiscal e a política de saúde pública. 
A revolta da Maria da Fonte em 1846. 
 


Cabralismo e «ditadura administrativa»

22 Outubro 2015, 14:00 Ernesto Castro Leal

O Cabralismo e a restauração da Carta Constitucional.
A prática política de uma «ditadura administrativa»: a política administrativa centralizadora (distritos e concelhos), a política económica, a política fiscal e a política de saúde pública.
A revolta da Maria da Fonte em 1846. 
 


Constituição de 1838 e Constituição de 1911

19 Outubro 2015, 16:00 Ernesto Castro Leal

Apresentações pelo Grupo 3 (Bernardo Navas, Maria Morais e Mateus Silva) da Constituição de 1838 (contexto histórico, direitos fundamentais e poderes de Estado) e pelo Grupo 4 (António Baptista, Alexandra Gil e Bruce Oliveira) da Constituição de 1911 (contexto histórico, direitos fundamentais e poderes de Estado), seguidas de comentário crítico pelo docente.