Ano lectivo 2023-2024

 

História Contemporânea de Portugal (TP4)

Docentes

Joana Fraga; Annarita Gori; Rui Ramos

Programa

1. Portugal e as Invasões Francesas: A Viradeira (continuidade ou rutura?); Portugal e o Atlântico Revolucionário; o Bloqueio Continental e a diplomacia portuguesa; a partida da Corte para o Rio de Janeiro


2. A Revolução Liberal de 1820: O contexto económico da Revolução; ideologias do Vintistismo; o movimento peticionário vintista; o Brasil, da recolonização à independência; a Contrarrevolução e o Miguelismo


3. A Monarquia Constitucional: Fontes Pereira de Melo e a vitória definitiva do Liberalismo; Setembristas e Cartistas; a Regeneração; o atraso económico


4. A Questão Colonial: Sá da Bandeira e o fim da escravatura; Novos Brasis em África; Imperialismo e Nacionalismo  


5. A Primeira República Portuguesa: Causas da queda da monarquia constitucional: o liberalismo e o poder do rei. A natureza do regime republicano: o Partido Republicano Português como partido dominante. Transformação e colapso do poder republicano nos anos 1920. 


6. As raízes políticas do Estado Novo: o golpe de 28 de maio de 1926; protagonistas políticos da ditadura militar; as etapas da ascensão ao poder de Salazar.

7. O Estado Novo e os fascismos europeus dos anos Trinta: Fascismo, autoritarismo, um ‘fascismo à portuguesa’? as camisas azuis de Rolão Preto; caraterísticas políticas do Estado Novo em comparação com outras ditaduras europeias no período de entre guerra.

8. Uso público do passado na propaganda do Estado Novo: O Secretariado da Propaganda Nacional; os ‘lugares da memória’ do Estado Novo; o aproveitamento do mito imperial; a Exposição do Mundo Português (visita guiada em Belém).


9. Entre a Africa e a Europa: a política externa portuguesa: O Estado Novo no cenário da Guerra Fria; as relações económicas-politicas-culturais com os Estados Unidos; a vocação atlântica e o papel da Inglaterra

 
10. O fim do Estado Novo e a Primavera Marcelista: a queda de Salazar, as mudanças sociais dos anos ’60; as guerras coloniais; as reformas marcelistas; o movimento estudantil.

Avaliação

A avaliação será feita através dos seguintes elementos:
•    2 provas escritas (80%da nota final)*
•    Participação e assiduidade (20% da nota final)

* Todos os elementos de avaliação são obrigatórios.

*É necessário ter aprovação positiva pelo menos numa das provas escritas para aprovar a disciplina.

 

Bibliografia
1. Disney, Anthony. History of Portugal and the Portuguese Empire, 2 vols, Cambridge: Cambridge University Press. 
2009.
2. Mattoso, José. Dir., História de Portugal, Círculo de Leitores, vols. IV-VIII, 1994.
3. Medina, José. Dir., História de Portugal, Ediclube, 1994, vols.
VIII-XIV.
4. Pinto, António Costa. Contemporary Portugal. Politics, society and culture, New York: Columbia University Press, 2003.
5. Ramos, Rui. Dir., História de Portugal, Esfera dos Livros, 2010.
6. Torgal, Luís Reis, Estado Novo, Estados Novos, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2009.