Sumários

27. Comentário geral ao semestre. Normas da avaliação.

7 Maio 2020, 14:00 Maria Manuel Torrão

O plano desta UC para este semestre era substancialmente diferente, mas, dada a imposição de confinamento decretada pelo governo, foi necessária a adaptação a uma realidade distinta. No entanto, os alunos ficaram a conhecer as linhas gerais do que marcou a História de Cabo Verde, embora de forma mais deficiente do que era o propósito inicial.

Entreposto negreiro, “filhos da terra”, pardos e mestiços, escala de navegação, posição geo-estratégica, ciclos de povoamento, ataques de piratas e corsários, lutas entre fações políticas pelo controle do poder, “ilhas montado” e “ilhas salineiras”, secas e fomes, “doença da terra”, Porto Grande do Mindelo, abastecimento de carvão em São Vicente, importância de receitas alfandegárias, comunidades judaicas estabelecidas em Cabo Verde, linhas marcantes do século XIX e XX no arquipélago, Amílcar Cabral e a importância da ONU nas lutas de libertação são temas que conhecem certamente.

Para além disto, cada um dos alunos estudou especialmente um tema de trabalho, que teria sido uma mais valia partilhar com a turma. Contudo, na impossibilidade de o fazerem, teve a vantagem de permitir individualmente, a cada aluno, saber mais sobre uma temática concreta.

A avaliação teve necessariamente de ser adaptada à situação de confinamento. Entendemos que, numa UC opcional, não era necessário fazer um teste. Assim, os elementos de avaliação foram os seguintes: manteve-se o trabalho e os comentários semanais foram a forma encontrada para substituir o teste. A ponderação da nota final foi de 40% para o trabalho final (tal como fora definido no início do semestre) e os comentários os restantes 60% da nota, onde se englobou o cumprimento dos prazos de entrega dos mesmos, o que equivaleu à assiduidade presencial.

Na medida do que foi possível tentámos sempre ajudar todos os alunos que precisaram de um apoio. Uns de nada precisaram, outros precisaram mais. Bibliografia, textos de apoio para os temas, reuniões individuais por Zoom, a que solicitou, levam-nos a concluir que respondemos a tudo o que foi solicitado


26.O papel de Amílcar Cabral no processo de independência de Cabo Verde.

5 Maio 2020, 14:00 Maria Manuel Torrão

Com base no PP sobre o século XX e os dois textos da investigadora Aurora Almada os alunos elaboraram um comentário salientando o papel de Amílcar Cabral no processo de independência de Cabo Verde.


25. A génese do processo de independência das ilhas de Cabo Verde

30 Abril 2020, 14:00 Maria Manuel Torrão

A génese do processo de independência das ilhas de Cabo Verde.

Comentário de 2 textos da investigadora Aurora Almada: "Da “Débil Presença” ao Fait Accompli: A Organização das Nações Unidas e a Descolonização Portuguesa" e "Os Debates da Organização das Nações Unidas sobre a Questão Colonial Portuguesa e o Desenvolvimento da Ideia de Autodeterminação(1961-1975)".


24. O século XX - Da crise do Porto Grande do Mindelo ao inicio do processo embrionário dos movimentos independentistas

28 Abril 2020, 14:00 Maria Manuel Torrão

O século XX e o processo embrionário dos movimentos independentistas. 
Envio de um PP para os alunos com 38 diapositivos com texto e imagens elucidativas.


23. As comunidades judaicas emigradas para as ilhas de Cabo Verde no século XIX.

23 Abril 2020, 14:00 Maria Manuel Torrão

Aula ministrada com recurso à plataforma Zoom Colibri com a colaboração da Doutora Ângela Coutinho sobre a temática As comunidades judaicas emigradas para as ilhas de Cabo Verde no século XIX.