A expansão portuguesa em Marrocos no reinado de D. Afonso V e D. João II
23 Fevereiro 2021, 12:30 • Vítor Rodrigues
Movimentações políticas no Reino após o desastre de Tânger. Abandono ou não de Ceuta: sua discussão em Cortes; o papel de D. Henrique.
Protela-se a decisão remetendo o assunto ao Papa.
As principais razões apresentadas por D. Duarte para apoiar a expedição a Tânger.
A morte do monarca e a crise da regência. D. Pedro assume o poder.
A política ultramarina de D. Pedro (1440-48): pausa nas expedições militares a Marrocos; incremento da colonização e arroteamento das ilhas atlânticas; apoio a D. Henrique no movimento de descobrimento e exploração da costa ocidental africana.
A guerra civil e a morte do Regente - a batalha de Alfarrobeira.
Emergência d' O Africano ao poder: o monarca congrega em seu torno procurando vinculá-la a si e colocá-la na sua dependência. Razões da sua aposta marroquina.
A política marroquina de D. Afonso V: 1ª campanha (1458) conquista de Alcácer-Ceguer; 2ª campanha (1464) - Novas tentativas falhadas de conquista de Tânger - acção inconsequente do Infante D. Fernando seu irmão, a incursão desastrada na serra de Benacofú e a morte de D. Duarte de Menezes; 3ª campanha (1471) a conquista de Arzila ( a afirmação da artilharia pirobalística e das armas de fogo portáteis; abandono pelos muçulmanos de Tânger, de imediato ocupada pelos portugueses. A costa norte de Marrocos nas mãos dos portugueses.
Pazes com Mulei Xeque, soberano de Fez por 10 anos.
A política marroquina de D. João II: o desastre da Graciosa (construída a fortaleza alguns quilómetros a montante da foz do rio Lucus com o objectivo de fechar o extremo norte de Marrocos às forças de Fez, os soldados portugueses, antes mesmo de finalizada a sua construção foram cercados vendo-se D. João II na necessidade de negociar a sua rendição) uma excepção à política de penetração pacífica encetada no sul de Marrocos.
Protectorados sobre Azamor e Safim. Feitorias portuguesas em Fez e Orão (1483-87).
Bibliogrfia:
João Paulo Oliveira e Costa, e outros,
História da Expansão e do Império Português, Lisboa, Esfera dos Livros, 2014.
História de Portugal, dir. por José Mattoso, vol. II e III, Lisboa, Círculo de Leitores, 1994.