O "Plano das Índias" de D. João II.
12 Março 2021, 15:30 • Vítor Rodrigues
O "Plano das Índias" de D. João II.
A empresa dos descobrimentos assume, sob a sua tutela, um carácter mais marcadamente científico. A exploração da costa africana do cabo de St-ª Catarina ao rio do Infante: as viagens de Diogo Cão e de Bartolomeu Dias. Os Portugueses às "Portas da Índia".
Após a dobragem do Cabo da Boa Esperança: hiato nos Descobrimentos ou viagens de reconhecimento do Atlântico Sul? O conhecimento dos sistemas de ventos e de correntes no Sul do Atlântico, vital para garantir a eficácia da futura "Carreira da Índia".
Acção política e diplomática de D. João II junto do Papado e das Cortes Europeias visando assegurar os direitos de exclusividade da navegação e comércio dos portugueses a sul do Bojador.
O Tratado de Tordesilhas: questões em seu torno - Brasil, ou a necessidade de assegurar o exclusivo da rota pelo largo no Atlântico Sul?
O envio, por terra, de emissários com o objectivo de recolherem informações sobre a política, economia e geografia do Índico.
As concepções geopolíticas de D. João II. O recrudescimento do interesse pelo Preste João. Interesses comerciais e missionários: tentativa de estabelecimento de uma esfera de influência na costa ocidental africana.
Tentativas de penetração no interior de África. Estabelecimento de relações com alguns soberanos africanos: rei de Ogané; do Songo; dos Mosses; do Congo. O rei Bemoim dos Jalofos, seu exílio em Portugal: tentativa falhada de restauração no poder.
Bibliografia: Avelino Teixeira da Mota, "A viagem de Bartolomeu Dias e as concepções geopolíticas de D. João II, in Separata do
Boletim da Sociedade de Geografia de Lisboa, Out./Dez de 1958.
N.B. - A primeira avaliação da cadeira decorrerá no dia 23 de Abril abarcando toda a matéria lecionada até ao dia 16 de Março.