Primórdios da Expansão Portuguesa: solicitações e impulsões.

5 Fevereiro 2021, 15:30 Vítor Rodrigues

As solicitações: O Preste João.   

A difusão do cristianismo nestoriano para a Ásia Central e a Índia e a lenda  do "Preste João". A criação por Otto de Freisingen, arcebispo de Colónia, do mito do Preste João para consolo da cristandade pela perda de Edessa, grande centro cristão localizado no Turquemenistão. O Preste apresentado como um soberano poderosíssimo com quem a cristandade poderia aliar-se na luta contra a poderio crescente do Islão. A ruína das cristandades existentes na Ásia Central pelos mongóis de Tamerlão, já islamizados, e a segunda vida do Preste.
A Etiópia, cristianizada no século IV e que mantinha contactos com a Europa cristã desde o século XII, atinge o seu apogeu no século XIV-XV, passando a circular a informação de que se tratava de um soberano muito poderoso, sucedendo-se as embaixadas entre o Preste e as cortes europeias, tendo-se disposto mesmo D. Afonso V a desposar uma filha do Preste João como forma de intensificação de uma eventual aliança com o fim último de proceder ao ataque das forças do Crescente.
O ouro do Sudão.
Os Impérios do Gana, do Mali e do Songhai enquanto principais produtores e exportadores de ouro, mas também de escravos, através das rotas trans-saarianas. As três principais rotas caravaneiras entre o Sudão e o Magrebe. 
A vitória da caravela sobre a caravana como explicou Vitorino Magalhães Godinho.

Bibliografia:

Vitorino Magalhães Godinho, Mito e Mercadoria, Utopia e Arte de Navegar, Lisboa, Difel, 1990, cap. IV, pp. 153 a 167.
Vitorino Magalhães Godinho, Os Descobrimentos e a Economia Mundial, Lisboa, Ed. Arcádia, 1963, vol. I, capítulos 1 e 3, pp. 69-93 e 154-186. (Há uma edição em 4 volumes mais recente - encontra-se na biblioteca da FLUL.