Os Descobrimentos e a Exploração da Costa Africana (continuação da aula anterior)

20 Março 2017, 18:00 Vítor Rodrigues

A exploração da costa africana após a morte de D. Henrique em 1460. Papel da Coroa no processo: reorganização da feitoria de Arguim; outorga a D. Fernando de todos os benefícios económicos que a Coroa concedera a D. Henrique, com excepção do exclusivo da navegação a sul do Bojador, que fica na posse da Coroa.

Paragem dos descobrimentos por motivos de ordem técnica: problemas decorrentes da impossibilidade de medir a latitude pela Estrela Polar próximo do Equador; necessidade de reorganização da empresa; dificuldades decorrentes das difíceis condições de navegação no Golfo da Guiné.
O contrato com Fernão Gomes. Questões que se levantam a propósito da narrativa de João de Barros; imprecisão e erros na datação do mesmo e no seu conteúdo. A exploração da costa continua a ser feita por membros da Casa Real e não por homens de Fernão Gomes. Caracterização social de Gomes.
Descobrimentos da Serra Leoa ao Cabo de Santa Catarina.
A descoberta do litoral africano sob a égide de D. João II. O Projecto das Índias durante a governação de D. João II.
As viagens de Diogo Cão: duas ou três? A viagem de Bartolomeu Dias e a abertura da rota marítima pelo sul do continente africano. Os portugueses às "Portas da Índia".