A criação e afirmação do "Estado da Índia"

10 Maio 2018, 18:00 Vítor Rodrigues

A criação e a afirmação do "Estado da Índia" com D. Francisco de Almeida em 1505. A "Carreira da Índia" no epicentro da política oriental desenvolvida pelo Vice-Rei. 

A afirmação dos Portugueses como principal potência naval do Índico Ocidental após 1509: a destruição da armada mameluca.
Afonso de Albuquerque nomeado capitão-mor do mar da Arábia. Sua acção na costa sul da Arábia, o primeiro ataque a Ormuz. Conflitos com os seus capitães obrigam-no a abortar a conquista de Malaca.
Diferendo entre Albuquerque, de posse de uma nomeação secreta para substituir o Vice-rei como governador da Índia, e D. Francisco de Almeida. Enorme conflitualidade entre as duas facções no Índico. 
O envio do Marechal Fernando Coutinho para o Oriente para sanar os conflitos entre as duas facções. Regresso do Vice-rei ao Reino, sua morte na costa africana.O ataque falhado a Calicute, suas razões e consequências para Albuquerque. 
O crescimento do Estado da Índia em extensão e profundidade por acção d'O Terribil: a adopção de uma política de controle das principais "chaves da Índia": Goa -1510; Malaca - 1511; falhanço de conquista de Ádem - 1512; Ormuz - 1515.
A criação de um império "em rede" por Albuquerque. A importância do comércio de Índia em Índia durante a governação de Albuquerque e a continuidade da "Carreira da Índia" como eixo fundamental da manutenção da presença portuguesa no Oriente.
As principais estruturas administrativas do Estado da Índia e a sua evolução.