Sumários
Raça, cor e miscigenação no Brasil.
13 Março 2024, 16:00 • Ângela Vieira Domingues
O enaltecimento da miscigenação como parte da Identidade Cultural no séc. XIX. Indígenas e africanos: trabalho, convivência e conflito. Os negros das trevas e a guerra justa. O termo negro como sinónimo de escravo e a sua condição social. A democracia racial. (aula ministrada por Robson Pedrosa Costa, sumário de Inês Miranda)
Bibliografia: Gilberto Freyre, Wilson Honório da Silva, Edilene Toledo e Jefferson Cano
Uma comparação da cronologia e do enquadramento entre os Descobrimentos e as Expansões portuguesa e a espanhola. Ciência, tecnologia, saberes locais e império no mundo atlântico, séculos XV-XIX
6 Março 2024, 16:00 • Ângela Vieira Domingues
Uma comparação entre as principais linhas de expansão portuguesa e espanhola: uma cronologia. A anterioridade da expansão portuguesa e a existência de viagens de referência no Atlântico (Gil Eanes, Diogo Cão, Bartolomeu Dias, Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral), a celebração de tratados diplomáticos na partilha de áreas de influência entre as duas coroas ibéricas no seu processo expansionista, a intervenção do Papado, a rendição de Granada e a viagem de Cristóvão Colombo (1492), a formação e o fortalecimento da Espanha dos Reis Católicos (1512), a rotas das Índias de Castela, a navegação do Pacífico e a rota do Galeão de Manila. A importância das participações indígenas e dos conhecimentos locais na colonização e na compreensão e conhecimento do mundo extraeuropeu. O conceito de comunidade epistémica e as novas técnicas e conhecimentos sobre a natureza. A Casa do Cosmógrafo Mor como exemplo das plataformas de conhecimento existentes com base no saber dos práticos e dos locais
Ciência e tecnologia, saberes locais e Império no mundo atlântico.
28 Fevereiro 2024, 16:00 • Ângela Vieira Domingues
A participação de eruditos e académicos, de marinheiros, soldados, pilotos, mercadores e comerciantes; a colaboração de indígena e comunidades locais. Um assunto durante algum tempo pouco estudado pela historiografia dos descobrimentos e da expansão. A importância de guias, remeiros, intérpretes, práticos de canoas, pescadores, caçadores, carregadores de expedições, conhecedores dos sertões e da natureza. Os documentos e os arquivos centrais.
A abertura do mundo: os portugueses no Atlântico e no Índico
21 Fevereiro 2024, 16:00 • Ângela Vieira Domingues
A ciência e a
técnica, a geopolítica e a diplomacia. A incorporação gradual do Atlântico no
horizonte mental dos portugueses e as viagens marítimas ibéricas. Alterações
cartográficas e de representação do globo. A participação de novos estratos
sociais e profissionais na expansão ibérica.
A viagem de Fernão de Magalhães (aula ministrada por Jorge Semedo de Matos)
14 Fevereiro 2024, 16:00 • Ângela Vieira Domingues
Uma viagem ao serviço de Carlos I de Espanha/V do Sacro Império. A origem de Fernão de Magalhães e a experiência adquirida nas viagens no Oriente e ao Norte de África (Índia, Banda, Malaca, Molucas, Azamor). O projeto de alcançar as Molucas navegando para Ocidente: um projeto antigo, apresentado de novo a Carlos V. A viagem (1519-1522): as escalas, a travessia do Estreito de Magalhães, o motim da nau Santo António, a entrada no oceano Pacífico pelo cabo Desejado, a travessia do Pacífico em 3-4 meses, a chegada às Filipinas em 1521, um labirinto cheio de obstáculos e perigos, a importância da colaboração de pilotos orientais a partir das Filipinas, a chegada e Cebu, a morte de Fernão de Magalhães e o massacre dos espanhóis, a chegada às ilhas das especiarias (Molucas e o cravo); a noção da viagem de Magalhães-El Cano como uma "viagem redonda": saída de um porto (Sevilha) para regressar ao mesmo porto (Sevilha).
Bibliografia: Antonio de Pigafetta, João de Barros, Xavier
de Castro e Eugénio Dionísio Mascarenhas, Visconde de Lagoa