Unidade Curricular | Course Unit |
História do Género na Idade Média |
Código da Unidade Curricular | Course ID |
921728 |
Créditos ECTS | ECTS Credits |
6 |
Ciclo de Estudos | Level |
Licenciatura |
Semestre | Semester |
S2 |
Docente(s) | Instructor(s) |
Ana Maria S. A. Rodrigiues |
Língua de ensino | Language of instruction |
Português |
Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction) |
1. Na origem, a historiografia a. De uma História masculina à História das Mulheres e do Género b. Definindo conceitos: Idade Média, género, sexo, sexualidade… c. Como, porquê e para quê analisar a Idade Média sob a perspetiva do género? 2. Os corpos e a diferença sexual a. A diferença sexual no judaísmo, cristianismo e islamismo b. A diferença sexual vista pelos médicos e naturalistas c. A consciência da diversidade humana d. Critérios de beleza femininos e masculinos 3. A sexualidade a. A sexualidade regrada: a imposição do sacramento do matrimónio b. A sexualidade desregrada: concubinato, adultério, prostituição, sexo com pessoas do mesmo sexo, bestialidade... 4. Feminilidades e masculinidades a. As feminilidades: entre modelos masculinos e anseios próprios b. As masculinidades: clérigos, cavaleiros, universitários, artesãos, camponeses… 5. O género e a lei a. O direito canónico b. Outros direitos de origem religiosa c. O direito civil: códigos romanos e germânicos, costumes, leis régias. 6. Género e poder a. Kingship e Queenship b. Outros homens e mulheres de poder c. A guerra, uma atividade viril? d. A violência sexual 7. Género, educação e cultura a. Uma educação sexuada b. A escrita e a leitura c. Questões de autoria 8. Género, religião e espiritualidade a. Um monopólio masculino: o clero secular b. O monaquismo masculino e feminino c. A santidade e o culto dos santos d. O misticismo cristão e. As heresias f. As outras religiões 9. Género, trabalho e economia a. O trabalho dos campos b. Os mesteres c. O comércio e as finanças |
Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction) |
A avaliação consistirá num teste, a realizar no dia 27 de abril na sala de aula, valendo 45% da nota, e num pequeno trabalho de cerca de 15 páginas, a apresentar numa aula e entregar depois por escrito, valendo, igualmente, 45%. Os restantes 10% serão atribuídos à assiduidade e à participação qualificada nas aulas. |
Bibliografia (selection) | Readings (selection) |
Marcel BERNOS, Philippe LECRIVAIN, Charles de la RONCIERE, Jean GUYNON, O Fruto Proibido, Lisboa, Ed. 70, 1991. Laura Lee DOWNS, Writing Gender History, London, Hodder Arnold, 2004.Geoges DUBY e Michèle PERROT (dir.), História das Mulheres no Ocidente, Lisboa, Círculo de Leitores, 1993. VVAA (org.), Variações sobre sexo e género. Lisboa: Livros Horizonte, 2008, p. 49-77. |
Requisitos | Prerequisites |
N. a. |