Unidade Curricular | Course Unit

História do Género na Idade Média

 

Código da Unidade Curricular | Course ID

921728

 

Créditos ECTS | ECTS Credits

6

 

Ciclo de Estudos | Level

Licenciatura

 

Semestre | Semester

S2

 

Docente(s) | Instructor(s)

Ana Maria S. A. Rodrigiues

 

Língua de ensino | Language of instruction

Português

 

Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)

 

1.     Na origem, a historiografia 

a.     De uma História masculina à História das Mulheres e do Género 

b.     Definindo conceitos: Idade Média, género, sexo, sexualidade… 

c.     Como, porquê e para quê analisar a Idade Média sob a perspetiva do género? 

2.     Os corpos e a diferença sexual 

a.     A diferença sexual no judaísmo, cristianismo e islamismo 

b.     A diferença sexual vista pelos médicos e naturalistas 

c.     A consciência da diversidade humana 

d.     Critérios de beleza femininos e masculinos  

3.     A sexualidade  

a.     A sexualidade regrada: a imposição do sacramento do matrimónio 

b.     A sexualidade desregrada: concubinato, adultério, prostituição, sexo com pessoas do mesmo sexo, bestialidade... 

4.     Feminilidades e masculinidades 

a.     As feminilidades: entre modelos masculinos e anseios próprios 

b.     As masculinidades: clérigos, cavaleiros, universitários, artesãos, camponeses…  

5.     O género e a lei  

a.     O direito canónico 

b.     Outros direitos de origem religiosa 

c.     O direito civil: códigos romanos e germânicos, costumes, leis régias.  

6.     Género e poder 

a.     Kingship e Queenship 

b.     Outros homens e mulheres de poder 

c.     A guerra, uma atividade viril? 

d.     A violência sexual 

7.     Género, educação e cultura 

a.     Uma educação sexuada 

b.     A escrita e a leitura 

c.     Questões de autoria 

8.     Género, religião e espiritualidade 

a.     Um monopólio masculino: o clero secular 

b.     O monaquismo masculino e feminino 

c.     A santidade e o culto dos santos  

d.     O misticismo cristão 

e.     As heresias 

f.      As outras religiões 

9.     Género, trabalho e economia 

a.     O trabalho dos campos 

b.     Os mesteres 

c.     O comércio e as finanças 

 

Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)

A avaliação consistirá num teste, a realizar no dia 27 de abril na sala de aula, valendo 45% da nota, e num pequeno trabalho de cerca de 15 páginas, a apresentar numa aula e entregar depois por escrito, valendo, igualmente, 45%. Os restantes 10% serão atribuídos à assiduidade e à participação qualificada nas aulas. 

 

Bibliografia (selection) | Readings (selection)

Marcel BERNOS, Philippe LECRIVAIN, Charles de la RONCIERE, Jean GUYNON, Fruto Proibido, Lisboa, Ed. 70, 1991.

Laura Lee DOWNS, Writing Gender HistoryLondon, Hodder Arnold, 2004.Geoges DUBY e Michèle PERROT (dir.), História das Mulheres no Ocidente, Lisboa, Círculo de Leitores, 1993.

VVAA (org.), Variações sobre sexo e género. Lisboa: Livros Horizonte, 2008, p. 49-77.

 

Requisitos | Prerequisites

N. a.