Sumários

Revisões.

19 Maio 2016, 10:00 Rita Moreira de Almeida Queiroz de Barros Gonçalves Pereira

Revisões de matéria dada ao longo do semestre.


Revisões.

16 Maio 2016, 10:00 Rita Moreira de Almeida Queiroz de Barros Gonçalves Pereira

As formas de tratamento no inglês americano no século XVIII - apresentação e comentário.

Revisões de matéria dada ao longo do semestre.


História interna do IA: léxico.

12 Maio 2016, 10:00 Rita Moreira de Almeida Queiroz de Barros Gonçalves Pereira

Alguns elementos adicionais sobre a história do léxico do IA: exemplos de importações de línguas estrangeiras, alterações semânticas de léxico pré-existente.

Descrição do inglês americano oitocentista por contemporâneo britânico: análise do artigo "Our Cousins' Conversation" publicado em revista editada por Charles Dickens (All the Year Round) em 1864.


História interna: morfologia e sintaxe.

9 Maio 2016, 10:00 Rita Moreira de Almeida Queiroz de Barros Gonçalves Pereira

Alguns elementos sobre a história da gramática do IA, incluindo as partilhadas com a variedade britânica padrão (eliminação dos pronomes tradicionais de segunda pessoa, fixação do <-s> de terceira pessoa, desenvolvimento da passiva progressiva), as importadas de variedades dialectais europeias (algumas formas verbais e regências preposionais) e as que ocorreram de forma independente no IA (extensão do AUX do a construções interrogativas com have, concordância gramatical entre sujeito preenchido por nome colectivo singular e verbo, transformação de alguns verbos preposicionais em transitivos e construções imperativas com recurso mandative subjunctive).


História interna do IA: fonologia.

5 Maio 2016, 10:00 Rita Moreira de Almeida Queiroz de Barros Gonçalves Pereira

Correcção do exercício da aula anterior.

Apresentação de alguns elementos sobre a história da fonologia do IA padrão, com referência particular à supressão e reinserção de /r/, ao Great Vowel Shift e à assibilação das consoantes alveolares antes de /j/.
Discussão de versão audio e em pronúncia reconstituída de texto shakespeareano, contemporâneo do início da exportação do inglês para a América (cf.: https://www.youtube.com/watch?v=pWTFcUZVAlY)