Aula inaugural.
18 Setembro 2018, 12:00 • Gonçalo de Carvalho e Matos Baeta Ramos
Apresentação dos conteúdos programáticos da cadeira de "História do Islão Medieval".
A comodidade metodológica da designação "Islão Medieval".
Especificidade e singularidade histórica do Islão.
A desconstrução de apriorismos metodológicos longamente inculcados: o eurocentrismo e seus reflexos na percepção contemporânea do Islão (o "choque de civilizações".)
As diferentes perspectivas historiográficas a respeito do Islão: Bernard Lewis e Edward Saïd.
Programa:
Departamento de História
Licenciatura em História
História do Islão Medieval
Ano Lectivo 2018/2019
Docentes: Hermenegildo Fernandes (Professor Associado)
Gonçalo Matos Ramos (Bolseiro de doutoramento FCT)
Objectivos:
O Islão “na sua primeira grandeza” enquanto lugar de encontro das velhas civilizações do Mediterrâneo e da Eurásia (transmissão e reelaboração de legados históricos); o Islão face à Cristandade latina (contactos e trocas entre dois blocos civilizacionais); o Islão enquanto “outro” visível (da ameaça à visão folclórico/etnográfica do “orientalismo”).
Conteúdos:
Sociogénese do Islão no quadro das movimentações de nómadas no primeiro milénio; o Islão e a ahl al-Kitāb ou o triunfo da tradição monoteísta e escrituralística; bases sociológicas das movimentações políticas dos primeiros séculos ou do islão árabe ao persa; a apropriação do conhecimento antigo e a tentativa de uma nova filosofia islâmica ou a discussão em torno dos argumentos da racionalidade e da fé; um novo Islão ou a entrada em cena dos turcos (uma geo-política para o mundo mediterrânico pré-industrial); o Islão “medieval” como koyne.
Programa:
I- Como o Islão chegou a ser possível (sécs. VI-VII)
1. Cidades, rotas e impérios e a Koiné helenística entre o mundo grego e o persa.
2. A experiência do divino: novas dimensões de velhas religiões e a emergência dos monoteísmos.
3. Um caso periférico destinado a um grande futuro: a Arábia da jahiliyya ao Islão.
II- Construindo o Islão (sécs. VII-VIII)
4. A formação da Umma, dos primeiros califas aos omíadas;
5. A indissociabilidade do político e do religioso e a construção do império.
III- O “Islão na sua primeira grandeza” (sécs. VIII-X)
6. O último grande florescimento urbano no Crescente Fértil: novas cidades, velhas centralidades.
7. A shi’a e os movimentos sectários.
8. A revolução abássida.
9. A circulação do saber entre o adab e o isnad
IV- Nas remotas origens do Islão moderno: o “período do meio” (sécs. X-XIII)
10. A divisão do califado e a regionalização: as experiências andalusa e egípcia.
11. Em torno de Ibn Khaldun: a atomização do corpo político e os primeiros domínios turcos.
12. A nova religiosidade: de uma teologia islâmica ao sufismo.
13. O Islão face ao Ocidente: as Cruzadas, um tempo de contacto.
V- As invasões (sécs. XIII-XV)
14. Os homens das estepes e o fim do mundo islâmico antigo.
15. A decisiva recomposição otomana.