3. Lisboa na Época Moderna. (3)

8 Abril 2021, 12:30 José Damião Rodrigues

3. Lisboa na Época Moderna.

3. 1. A cidade dos Descobrimentos e dos Áustrias.

A importância dos municípios na arquitectura político-administrativa portuguesa. A criação de concelhos. Os oficiais régios e o poder local no final da Idade Média: corregedores e juízes de fora. A origem dos vereadores: o início de um processo de elitização do poder. Endogamia e parentesco na consolidação e fechamento dos grupos do poder locais; as consequências: alguns exemplos. A legislação régia e a preservação da estabilidade das elites locais. Lisboa e a proximidade com a corte. A reforma de 1572. Presidentes da câmara da primeira nobreza do reino, vereadores desembargadores, corregedores do cível e do crime, juízes do cível e do crime: a excepcionalidade do governo do senado de Lisbo; a administração da maior cidade do reino. Alguns problemas estruturantes.

 

Bibliografia:

CUNHA, Mafalda Soares da; FONSECA, Teresa (ed.), Os Municípios no Portugal Moderno: dos forais manuelinos às reformas liberais, Lisboa, Edições Colibri-CIDEHUS/UE, 2005.

FERRO, João Pedro, Para a História da Administração Pública na Lisboa Seiscentista: O Senado da Câmara (1671‑1716), prefácio e introdução de A. H. de Oliveira Marques, Lisboa, Planeta Editora, 1996.

OLIVEIRA, César (dir.), História dos Municípios e do Poder Local [dos finais da Idade Média à União Europeia], Lisboa, Círculo de Leitores, 1996.