Sumários
Protecção e degradação dos códices
9 Novembro 2016, 14:00 • Cristina Sobral
Encadernação, responsabilização disciplinar, desmembramento de códices no período humanista. Recuperação de fragmentos. O trabalho da equipa Bitagap.
As mulheres e os livros.
4 Novembro 2016, 14:00 • Cristina Sobral
Os Livros das Mulheres e a Livraria régia no reinado de Afonso V. Rainhas, princesas e outras senhoras na história do livro: a Infanta Isabel, Duquesa de Borgonha, o Livro das Três Virtudes de Cristina de Pisan e o Livro de Horas de D.Duarte. A rainha D.Isabel, a tradução de Cristina de Pisan e a educação das mulheres. A Princesa S. Joana, D.Brites Leitoa, D.Mécia, D.Leonor de Noronha: as senhoras do Mosteiro de Jesus de Aveiro e os livros. O ideal eremítico e a circulação de livros entre a corte e o mosteiro. A livraria régia de Afonso V.
A livraria de D. Fernando e o livro universitário
2 Novembro 2016, 14:00 • Cristina Sobral
A livraria do Infante D.Fernando. A circulação de livros e de ideias entre ambientes monástico e cortesão. A universidade e os livros. Os estacionários e o sistema de copia alla pecia. Notícias da universidade portuguesa. Notícias sobre empréstimo de livros a “escolares”.
Não houve aula (equiparação a bolseira).
28 Outubro 2016, 14:00 • Cristina Sobral
Não houve aula (equiparação a bolseira).
Os livros dos leigos (continuação).
26 Outubro 2016, 14:00 • Cristina Sobral
Continuação da análise do inventário da livraria de D.duarte. O códice Ms.Portugais 5 da BNF (o Leal Conselheiro e o Livro da ensinança de bem cavalgar toda sela). Análise de notícias documentais sobre posse e circulação de códices. O Infante D.Pedro na história do livro e da leitura: o Livro da Virtuosa Benfeitoria. O ideal eremítico entre os nobres da primeira metade do séc.XV. Livros e vocações religiosas.