Programa

O programa tem como objectivo a aquisição de competência pra reconhecer e descrever os processos de produção do livro manuscrito e do livro impresso e interpretá-los enquanto objectos culturais, bem como compreender os processos de interacção entre aspectos materiais do livro e o texto que suporta e utilizar fontes para a história do livro e da leitura.

1. O livro manuscrito, sua produção e recepção: scriptoria, processos de cópia, decoração, encadernação, funcionalidade do livro, circuitos de difusão, contextos de leitura e de fruição do códice.

2. O livro impresso: a invenção da tipografia e sua chegada a Portugal, incunábulos e pós-incunábulos de oficinas portuguesas, material tipográfico e xilográfico; políticas de utilização e controlo da imprensa, mecenato, empreendorismo, propaganda.

Avaliação

 Três exercícios presenciais e escritos. A nota final resulta da ponderação da média dos três exercícios.

Bibliografia

Anselmo, Artur, Origens da Imprensa em Portugal, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1981.

Clair, Colin, Historia de la Imprenta en Europa, edición de Julián Martín Abad, Madrid, Olero & Ramos, 1998.

Clemens, Raymond, Timothy Graham, Introduction to manuscripts studies, Ithaca and London, Cornell University Press, 2007.

Díaz de Bustamante, J.M., «Livro», Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa, dir. por Giuseppe Tavani e Giulia Lanciani, Lisboa, Caminho, 1993.

Febvre, Lucien, Henri-Jean Martin, O Aparecimento do Livro, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2000.