Sumários
Mudança sonora II
29 Fevereiro 2016, 14:00 • Ana Maria Martins
Processos de assimilação (sonorização, fricatização, síncope; harmonização vocálica, metafonia) e dissimilação. Mudança linguística e variação (Português Europeu/Português Brasileiro; dialetos do Português Europeu).
Participação nas "Jornadas Conhecer a FLUL"
24 Fevereiro 2016, 14:00 • Ana Maria Martins
Participação nas "Jornadas Conhecer a FLUL": sessões "investigação" e "Extensão Universitária".
Mudança sonora I
22 Fevereiro 2016, 14:00 • Ana Maria Martins
Tipologia dos processos de mudança sonora. Quadro geral (assimilação/dissimilação; mudanças que envolvem a estrutura da sílaba; analogia). Processos de assimilação: nasalização; palatalização. Consequências para o sistema fonológico do português. A base etimológica da ortografia portuguesa.
Aula introdutória. O que mudou na língua portuguesa ao longo do tempo (ilustração inicial)
17 Fevereiro 2016, 14:00 • Ana Maria Martins
Apresentação do programa e do modo de funcionamento da unidade curricular.
Primeiro contacto com
textos antigos como forma de identificar lugares de mudança linguística
(gráfica, fonológica, morfológica, sintática, semântica e lexical). Exemplos
provenientes de fragmentos do Testamento de D. Afonso II (1214) e da Demanda do
Santo Graal.
Avaliação: Três provas escritas presenciais a
realizar ao longo do semestre (duas no período de aulas e uma no período de
avaliações). Cada aluno realiza obrigatoriamente duas provas, sendo a terceira
facultativa. A assiduidade não é um fator de avaliação.
Datas dos testes:
1º teste – 30 de março (4ª feira) ou 02 de abril (sábado de manhã)
2º teste – 18 de maio (4ª feira) ou 21 de maio (sábado de manhã)
3º teste – 15 de junho (ou data a
estabelecer dentro do período de avaliações)
Objetivos:
Esta cadeira inicia os estudantes na observação da vertente diacrónica (histórica) da língua portuguesa, articulando o conhecimento assim obtido com a descrição do português contemporâneo fornecida em outras unidades curriculares.
O trabalho desenvolvido nesta cadeira deve permitir aos alunos: a)
descobrir conexões entre a variação observada no português contemporâneo e a
evolução da língua no tempo; b) encontrar regularidades na variação e mudança
linguísticas e estabelecer generalizações que ajudem a compreender ‘variantes
novas’; c) aprender a ler textos portugueses de diferentes épocas; d) adquirir
um quadro de referência sumário no que diz respeito à identificação e
cronologia das principais mudanças (fonológicas, morfológicas, sintáticas,
lexicais) ocorridas ao longo da história da língua portuguesa.
Programa:
1. Primeiro contacto com textos medievais: identificação dos lugares de mudança.
2. Mudança linguística e variação dialetal.
3. Os sons. Assimilação e dissimilação.
4. A sílaba.
5. A analogia. Morfologia flexional do verbo.
6. A língua portuguesa nos textos medievais (os sons e a variação gráfica)
7. Os pronomes.
8. A ordem das palavras na frase.
9. Negação e palavras negativas.
10. Síntese das principais mudanças linguísticas na história da língua
portuguesa, em articulação com o comentário linguístico de textos de diferentes
épocas.
Mudança linguística e variação
15 Fevereiro 2016, 14:00 • Ana Maria Martins
Caracterização das consoantes e vogais do português considerando a variação diacrónica e dialetal. Relação entre as duas vertentes da variação. Relação entre mudança sonora e variação/estabilidade gráfica.