Sumários

Mudança sonora II

29 Fevereiro 2016, 14:00 Ana Maria Martins

Processos de assimilação (sonorização, fricatização, síncope; harmonização vocálica, metafonia) e dissimilação. Mudança linguística e variação (Português Europeu/Português Brasileiro; dialetos do Português Europeu).


Participação nas "Jornadas Conhecer a FLUL"

24 Fevereiro 2016, 14:00 Ana Maria Martins

Participação nas "Jornadas Conhecer a FLUL": sessões "investigação" e "Extensão Universitária".


Mudança sonora I

22 Fevereiro 2016, 14:00 Ana Maria Martins

Tipologia dos processos de mudança sonora. Quadro geral (assimilação/dissimilação; mudanças que envolvem a estrutura da sílaba; analogia). Processos de assimilação: nasalização; palatalização. Consequências para o sistema fonológico do português. A base etimológica da ortografia portuguesa.


Aula introdutória. O que mudou na língua portuguesa ao longo do tempo (ilustração inicial)

17 Fevereiro 2016, 14:00 Ana Maria Martins

Apresentação do programa e do modo de funcionamento da unidade curricular. 

Primeiro contacto com textos antigos como forma de identificar lugares de mudança linguística (gráfica, fonológica, morfológica, sintática, semântica e lexical). Exemplos provenientes de fragmentos do Testamento de D. Afonso II (1214) e da Demanda do Santo Graal.

Avaliação: Três provas escritas presenciais a realizar ao longo do semestre (duas no período de aulas e uma no período de avaliações). Cada aluno realiza obrigatoriamente duas provas, sendo a terceira facultativa. A assiduidade não é um fator de avaliação.

Datas dos testes:

1º teste – 30 de março (4ª feira) ou 02 de abril (sábado de manhã)

2º teste – 18 de maio (4ª feira) ou 21 de maio (sábado de manhã)

3º teste – 15 de junho (ou  data a estabelecer dentro do período de avaliações)

Objetivos:

Esta cadeira inicia os estudantes na observação da vertente diacrónica (histórica) da língua portuguesa, articulando o conhecimento assim obtido com a descrição do português contemporâneo fornecida em outras unidades curriculares.

O trabalho desenvolvido nesta cadeira deve permitir aos alunos: a) descobrir conexões entre a variação observada no português contemporâneo e a evolução da língua no tempo; b) encontrar regularidades na variação e mudança linguísticas e estabelecer generalizações que ajudem a compreender ‘variantes novas’; c) aprender a ler textos portugueses de diferentes épocas; d) adquirir um quadro de referência sumário no que diz respeito à identificação e cronologia das principais mudanças (fonológicas, morfológicas, sintáticas, lexicais) ocorridas ao longo da história da língua portuguesa.

Programa:

1. Primeiro contacto com textos medievais: identificação dos lugares de mudança.

2. Mudança linguística e variação dialetal.

3. Os sons. Assimilação e dissimilação.

4. A sílaba.

5. A analogia. Morfologia flexional do verbo.

6. A língua portuguesa nos textos medievais (os sons e a variação gráfica)

7. Os pronomes.

8. A ordem das palavras na frase.

9. Negação e palavras negativas.

10. Síntese das principais mudanças linguísticas na história da língua portuguesa, em articulação com o comentário linguístico de textos de diferentes épocas.


Mudança linguística e variação

15 Fevereiro 2016, 14:00 Ana Maria Martins

Caracterização das consoantes e vogais do português considerando a variação diacrónica e dialetal. Relação entre as duas vertentes da variação. Relação entre mudança sonora e variação/estabilidade gráfica.