Aula introdutória. O que mudou na língua portuguesa ao longo do tempo (ilustração inicial)
28 Janeiro 2020, 16:00 • Ana Maria Martins
Apresentação do programa e do modo de funcionamento da unidade curricular.
Primeiro contacto com textos antigos como forma de identificar lugares de mudança linguística (gráfica, fonológica, morfológica, sintática, semântica e lexical). Exemplos provenientes de fragmentos do Testamento de D. Afonso II (1214) e da Demanda do Santo Graal.
Avaliação
Duas provas escritas presenciais a realizar ao longo do semestre, com idêntico peso na avaliação. A primeira cobre os pontos 1 e 2 e a segunda os pontos 3 e 4 do programa.
Datas dos testes
1º teste – 10 de março (3ª feira) ou 12 de março (5ª feira) [cada aluno escolhe uma das datas]
2º teste – 30 de abril (5ª feira) ou 05 de maio (3ª feira) [cada aluno escolhe uma das datas]
[A avaliação final alternativa decorrerá de 25 a 29 de maio, de acordo com o calendário escolar. Exames marcados pelas Comissões Pedagógicas e anunciados em www.letras.ulisboa.pt]
Objetivos
Esta cadeira inicia os estudantes na observação da vertente diacrónica (histórica) da língua portuguesa, articulando o conhecimento assim obtido com a descrição do português contemporâneo fornecida em outras unidades curriculares.
O trabalho desenvolvido nesta cadeira deve permitir aos alunos: a) descobrir conexões entre a variação observada no português contemporâneo e a evolução da língua no tempo; b) encontrar regularidades na variação e mudança linguísticas e estabelecer generalizações que ajudem a compreender ‘variantes novas’; c) aprender a ler textos portugueses de diferentes épocas; d) adquirir um quadro de referência sumário no que diz respeito à identificação e cronologia das principais mudanças (fonológicas, morfológicas, sintáticas, lexicais) ocorridas ao longo da história da língua portuguesa.
Programa
1. Primeiro contacto com textos medievais: identificação dos lugares de mudança.
2. Mudança linguística e variação dialetal.
2.1. Os sons. Assimilação e dissimilação.
2.2. A sílaba.
2.3. A analogia. Morfologia flexional do verbo.
3. A língua portuguesa nos textos medievais.
3.1. Os sons e a variação gráfica.
3.2. Os pronomes.
3.3. A ordem das palavras na frase.
3.4. Negação e palavras negativas.
4. Síntese das principais mudanças linguísticas na história da língua portuguesa, em articulação com o comentário linguístico de textos de diferentes épocasBibliografia
CASTRO, Ivo 2006. Introdução à História do Português. Lisboa: Colibri.
CINTRA, Luís Filipe Lindley 1983. Estudos de Dialectologia Portuguesa. Lisboa: Sá da Costa.
FREITAS, Maria João e Ana Lúcia SANTOS 2001. Contar (histórias de) sílabas. Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri.
História da Língua Portuguesa em linha, Centro Virtual Camões, Instituto Camões: http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/bases-tematicas/historia-da-lingua-portuguesa.html
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