Sumários

Mudança sonora: assimilação

7 Fevereiro 2019, 14:00 Ana Maria Martins

A emergência das consoantes palatais e africadas dentais no latim vulgar como resultado dos processos de palatalização. Das consoantes latinas /k/, /t/, /d/, /g/, /l/, /n/, /s/, em contacto com semivogal ou vogal palatal, às novas consoantes das línguas românicas.

Outros processos de assimilação: sonorização, fricatização, síncope. Surgimento das consoantes fricativas/africadas sonoras. Mudança linguística e variação (Latim Vulgar Ocidental/Oriental; Português/Castelhano; Português Europeu/Português Brasileiro; dialetos do Português Europeu).


Tipologia dos processos de mudança sonora (introdução)

5 Fevereiro 2019, 14:00 Ana Maria Martins

Tipologia dos processos de mudança sonora. Quadro geral (assimilação/dissimilação; mudanças que envolvem a estrutura da sílaba; analogia). Consequências dos processos de assimilação para o sistema fonológico do português (consonantismo). Processos de nasalização na origem das vogais e ditongos nasais do português.


Mudança linguística e variação

31 Janeiro 2019, 14:00 Ana Maria Martins

Caracterização das consoantes e vogais do português considerando a variação diacrónica e dialetal. Relação entre as duas vertentes da variação. Relação entre mudança sonora e variação/estabilidade gráfica.


Aula introdutória. O que mudou na língua portuguesa ao longo do tempo (ilustração inicial)

29 Janeiro 2019, 14:00 Ana Maria Martins

1. Aula introdutória. O que mudou na língua portuguesa ao longo do tempo (ilustração inicial)

 

Apresentação do programa e do modo de funcionamento da unidade curricular. 

Primeiro contacto com textos antigos como forma de identificar lugares de mudança linguística (gráfica, fonológica, morfológica, sintática, semântica e lexical). Exemplos provenientes de fragmentos do Testamento de D. Afonso II (1214) e da Demanda do Santo Graal.

 

Avaliação

Duas provas escritas presenciais a realizar ao longo do semestre, com idêntico peso na avaliação.

 

Datas dos testes

1º teste – 12 de março (3ª feira) ou 14 de março (5ª feira) [cada aluno escolhe uma das datas]

2º teste – 09 de maio (5ª feira) ou 11 de maio (sábado de manhã) [cada aluno escolhe uma das datas]

[A avaliação final alternativa decorrerá de 20 a 24 de maio, de acordo com o calendário escolar. Exames marcados pelas Comissões Pedagógicas e anunciados em www.letras.ulisboa.pt]

 

Objetivos

Esta cadeira inicia os estudantes na observação da vertente diacrónica (histórica) da língua portuguesa, articulando o conhecimento assim obtido com a descrição do português contemporâneo fornecida em outras unidades curriculares.

O trabalho desenvolvido nesta cadeira deve permitir aos alunos: a) descobrir conexões entre a variação observada no português contemporâneo e a evolução da língua no tempo; b) encontrar regularidades na variação e mudança linguísticas e estabelecer generalizações que ajudem a compreender ‘variantes novas’; c) aprender a ler textos portugueses de diferentes épocas; d) adquirir um quadro de referência sumário no que diz respeito à identificação e cronologia das principais mudanças (fonológicas, morfológicas, sintáticas, lexicais) ocorridas ao longo da história da língua portuguesa.

 

Programa

1. Primeiro contacto com textos medievais: identificação dos lugares de mudança.

2. Mudança linguística e variação dialetal.

3. Os sons. Assimilação e dissimilação.

4. A sílaba.

5. A analogia. Morfologia flexional do verbo.

6. A língua portuguesa nos textos medievais (os sons e a variação gráfica)

7. Os pronomes.

8. A ordem das palavras na frase.

9. Negação e palavras negativas.

10. Síntese das principais mudanças linguísticas na história da língua portuguesa, em articulação com o comentário linguístico de textos de diferentes épocas

 

Bibliografia

CASTRO, Ivo 2006. Introdução à História do Português. Lisboa: Colibri.

CINTRA, Luís Filipe Lindley 1983. Estudos de Dialectologia Portuguesa. Lisboa: Sá da Costa.

FREITAS, Maria João e Ana Lúcia SANTOS 2001. Contar (histórias de) sílabas. Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri.

História da Língua Portuguesa em linha, Centro Virtual Camões, Instituto Camões: http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/bases-tematicas/historia-da-lingua-portuguesa.html

HOCK, Hans H. 1986. Principles of Historical Linguistics. Berlin/New York/Amsterdam: Mouton de Gruyter.

MARQUILHAS, Rita 2000. A Faculdade das Letras: Leitura e escrita em Portugal no século XVII. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

MARTINS, Ana Maria 2002. “Mudança sintáctica e História da Língua Portuguesa”. In B. F. Head, J. Teixeira, A. S. Lemos, A. L. de Barros e. Pereira, eds. História da Língua e História da Gramática: Actas do Encontro, Braga: Universidade do Minho /ILCH. 251-297.

MARTINS, Ana Maria 2016. Introdução: O português numa perspetiva diacrónica e comparativa”. In A. M. Martins e E. Carrilho, eds. Manual de Linguística Portuguesa. Berlin/Boston: De Gruyter. 3-39.

MATEUS, Maria Helena et alii 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

SEGURA, Luísa e João SARAMAGO 2001. “Variedades dialectais portuguesas”. Caminhos do Português: Exposição Comemorativa do Ano Europeu das Línguas [Catálogo], org. por Maria Helena Mira Mateus. Lisboa: Biblioteca Nacional. 221-237.

TEYSSIER; Paul 1980. História da Língua Portuguesa. Lisboa: Sá da Costa. [Trad. portuguesa, 1982]

WILLIAMS, Edwin 1938. Do Latim ao Português: Fonologia e Morfologia Históricas da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. [Trad. portuguesa do original inglês, 1961]