Sumários
Aula introdutória. O que mudou na língua portuguesa ao longo do tempo (ilustração inicial)
26 Janeiro 2021, 15:30 • Ana Maria Martins
Apresentação do programa e do modo de funcionamento da unidade curricular.
Primeiro contacto com textos antigos como forma de identificar lugares de mudança linguística (gráfica, fonológica, morfológica, sintática, semântica e lexical). Exemplos provenientes de fragmentos do Testamento de D. Afonso II (1214) e da Demanda do Santo Graal.
Avaliação
Duas provas escritas presenciais a realizar ao longo do semestre, com idêntico peso na avaliação. A primeira cobre o ponto 2 do programa e a segunda os pontos 3 e 4.
Datas dos testes
1º teste – 11 de março (5ª feira) ou 18 de março (5ª feira) [cada aluno escolhe uma das datas]
2º teste – 06 de maio (5ª feira) ou 13 de maio (5ª feira) [cada aluno escolhe uma das datas]
[A avaliação final alternativa decorrerá de 24 a 28 de maio, de acordo com o calendário escolar em www.letras.ulisboa.pt]
Objetivos
A unidade curricular História da Língua Portuguesa oferece uma descrição panorâmica das mudanças linguísticas observáveis no português entre o século XII (quando o português se torna língua escrita) e o período contemporâneo. Centra-se no português europeu e escolhe como áreas de estudo preferenciais a fonologia e a sintaxe.
O trabalho desenvolvido nesta unidade curricular deve permitir aos alunos: a) descobrir conexões entre a variação observada no português contemporâneo e a evolução da língua no tempo; b) encontrar regularidades na variação e mudança linguísticas e estabelecer generalizações que ajudem a compreender ‘variantes novas’; c) aprender a ler textos portugueses de diferentes épocas; d) adquirir um quadro de referência sumário no que diz respeito à identificação e cronologia das principais mudanças (fonológicas, morfológicas, sintáticas, lexicais) ocorridas ao longo da história da língua portuguesa.
Programa
1. Primeiro contacto com textos medievais: identificação dos lugares de mudança.
2. Mudança linguística e variação dialetal.
2.1. Os sons. Assimilação e dissimilação.
2.2. A sílaba.
2.3. A analogia. Morfologia flexional do verbo.
3. A língua portuguesa nos textos medievais.
3.1. Os sons e a variação gráfica.
3.2. Os pronomes.
3.3. A ordem das palavras na frase.
3.4. Negação e palavras negativas.
4. Síntese das principais mudanças linguísticas na história da língua portuguesa, em articulação com o comentário linguístico de textos de diferentes épocas.
Bibliografia
CASTRO, Ivo 2006. Introdução à História do Português. Lisboa: Colibri.
FREITAS, Maria João e Ana Lúcia SANTOS 2001. Contar (histórias de) sílabas. Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri.
História da Língua Portuguesa em linha, Centro Virtual Camões, Instituto Camões: http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/bases-tematicas/historia-da-lingua-portuguesa.html
HOCK, Hans H. 1986. Principles of Historical Linguistics. Berlin/New York/Amsterdam: Mouton de Gruyter.
MARTINS, Ana Maria 2002. “Mudança sintáctica e História da Língua Portuguesa”. In B. F. Head, J. Teixeira, A. S. Lemos, A. L. de Barros e. Pereira, eds. História da Língua e História da Gramática: Actas do Encontro, Braga: Universidade do Minho /ILCH. 251-297.
MARTINS, Ana Maria 2016. “Introdução: O português numa perspetiva diacrónica e comparativa”. In A. M. Martins e E. Carrilho, eds. Manual de Linguística Portuguesa. Berlin/Boston: De Gruyter. 3-39.
TEYSSIER; Paul 1980. História da Língua Portuguesa. Lisboa: Sá da Costa. [Trad. portuguesa, 1982]
WILLIAMS, Edwin 1938. Do Latim ao Português: Fonologia e Morfologia Históricas da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. [Trad. portuguesa do original inglês, 1961]